Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita à Ilha de Moçambique no âmbito das celebrações dos 200 anos de elevação a cidade da Ilha de Moçambique

Nos dias 16 e 17 de setembro, Moçambique celebrou os 200 anos de elevação a categoria de cidade da Ilha de Moçambique. Estas celebrações na Ilha de Moçambique, organizadas pelo Ministro da Cultura e Turismo de Moçambique, sob o lema "Ilha de Moçambique, 200 Anos de Interculturalidade e Progresso" contaram com a presença do Presidente da República de Moçambique, acompanhado de vários membros do executivo.

A Embaixadora de Portugal esteve presente em algumas das atividades oficiais destas celebrações, conciliando com a participação em encontros e atividades ligadas aos projetos da cooperação portuguesa. Destacam-se encontros com os parceiros quer institucionais, quer da sociedade civil, do projeto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique que neste momento se encontrana na reta final da 2ª fase e na planificação de uma 3ª fase a iniciar em 2019. No âmbito deste projeto, teve oportunidade de visitar o Instituto Médio Politécnico da Ilha de Moçambique, que se encontra na fase de requalificação, e proceder à entrega de uma das 6 Bancadas Móveis de Ciências adquiridas no âmbito do projeto de Apoio ao Ensino Técnico Profissional. No decurso dos encontros realizados, teve oportunidade de conhecer as novas instalações da Universidade Lúrio na Fortaleza de São Sebastião, bem como o Centro de Arqueologia, Investigação e Recursos da UEM,  e assistir à inauguração do mesmo presidida por este Chefe de Estado.

Outro momento a destacar foi a entrega das medalhas às jovens atletas que participaram no Campeonato de Futsal Feminino, que ocorreu no campo Polidesportivo da Escola Secundária da Ilha de Moçambique. Este campo foi requalificado no ano passado com o financiamento da Cooperação Portuguesa, através do Fundo de Pequenos Projetos (FPP) do Camões, – Instituto da Cooperação e da Língua. Para este ano, esta linha de financiamento apoiará a construção de três equipamentos na zona costeira – um campo de vólei de praia, um campo de mini-basket e um campo de futsal -, com o apoio da Associação Ilha de Moçambique, e a requalificação das novas instalações do Centro de Interpretação de Muhipiti, em parceria com a Universidade Lúrio.

No âmbito do Festival Gastronómico Tzoziva, um dos grandes eventos destas celebrações, a Embaixadora procedeu à inauguração do espaço infantil, financiado pela Cooperação Portuguesa (FPP), e receber a visita a esse espaço  do Presidente da República de Moçambique que interagiu com as inúmeras crianças que ali se encontravam.

Por último, há a destacar a inauguração da Exposição Fotográfica “Por uma Vida Com mais Luz”, na mediateca na nova agência do BCI da Ilha de Moçambique. Esta exposição foi produzida por ocasião do Dia Internacional de Consciencialização do Albinismo, dia 13 de junho, fruto de uma parceria entre as associações Kanimambo e Albimoz, com o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (FPP), e do BCI.

Ver álbum de fotografias: 01 02 03 04

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail