CartazEscritorMesPedroPLopes

No âmbito da iniciativa Escritor do Mês, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo dedica o mês de abril ao escritor Pedro Pereira Lopes.

Com o objetivo de aprofundar o conhecimento do trabalho do autor, terá lugar no próximo dia 16 de abril, às 17h00, uma sessão intitulada “Viagem em torno da palavra de Pedro Pereira Lopes”, moderada pelo académico Aurélio Ginja, na Biblioteca do Camões - Centro Cultural Português.  A sessão contará também com a leitura de excertos das obras O homem dos 7 cabelos, Kanova e o segredo da caveira, Viagem pelo mundo num grão de pólene outros poemas e O mundo que iremos gaguejar de cor.

Sessão gratuita e aberta ao público.


Notas Biográficas:

Pedro Pereira Lopes nasceu na província da Zambézia, Moçambique, em 1987. Estudou Políticas Públicas na Escola de Governação da Universidade de Pequim. Escreve poesia, contos e publicou um romance. Publicou os livros infanto-juvenis O homem dos 7 cabelos (2012, Prémio Lusofonia 2010), Kanova e o segredo da caveira (2013), Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas (2014), A história do João Gala-Gala (2017, em co-autoria com o músico Chico António e O comboio que andava de chinelos (2018, Prémio Maria Odete de Jesus 2016). Publicou ainda a coletânea de contos o mundo que iremos gaguejar de cor (2017), e o romance mundo grave (2018, Prémio Literário INCM/Eugénio Lisboa 2017). É membro da Associação dos Escritores Moçambicanos e docente e pesquisador na Universidade Joaquim Chissano, em Maputo. Para o escritor e crítico literário António Cabrita, “Pedro Pereira Lopes é uma das vozes mais interessantes do novo panorama das letras em Moçambique” e “será iniludivelmente uma das figuras cimeiras da nova geração”.

Aurélio Ginja é docente na Universidade Politécnica, formado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e licenciado em Linguística pela Universidade  Eduardo Mondlane. Atualmente a exercer a função de Coordenador do Gabinete de Atendimento Estudantil na Escola Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias da Universidade Politécnica e a lecionar as disciplinas de Comunicação Intercultural, Comunicação Organizacional, Linguística e Literatura.

  • Partilhe