Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

RESILIÊNCIA 3 | 7, 8, 9 DE MAIO | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

Cartaz Resiliencia3

Desde 2018 que a Editora Cavalo do Mar tem vindo a organizar o Festival de Literatura RESILIÊNCIA, com vista a promover o livro e a leitura e a incentivar uma maior circulação das obras dos autores moçambicanos, dentro e fora do país, contribuindo assim para a edificação de um sistema literário resiliente e; concorrendo para a formação de leitores no país e na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através de um amplo acesso ao vasto universo da nossa literatura.

Neste contexto, a 3a edição do RESILIÊNCIA (RESILIÊNCIA 3), encontro de celebração das letras e cultura de países de língua portuguesa, irá decorrer de 7 a 9 de maio, no Camões- Centro Cultural Português, em Maputo, tendo como tema central Mobilidade e Criação Artística na CPLP, onde pretende-se discutir propostas para a (re) formulação de políticas culturais e estratégias para a redução dos obstáculos que impedem uma maior circulação de bens culturais e mobilidade dos escritores na CPLP. O lema deste ano vem também de encontro ao da atual presidência cabo verdiana da CPLP.

Para uma maior implicação programática do Festival e para a prossecução dos objetivos do mesmo, que acontecerá no mês de África, da língua portuguesa e no mês da celebração do nonagésimo sétimo aniversário do nascimento de José Craveirinha, prevê-se mesas de debate, lançamentos de livros, uma feira do livro e outras atividades, com a participação de escritores de várias gerações e países, de académicos, críticos literários, jornalistas, livreiros, editores e músicos, totalizando 32 participantes. Este festival conta ainda com duas atividades paralelas, nomeadamente, uma oficina de escrita criativa e uma visita guiada ao mítico bairro da Mafalala.

O RESILIÊNCIA 3 é um encontro das letras, organizado pela Editora Cavalo do Mar em parceria com o Camões – Centro Cultural Português, que conta com o apoio oficial do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique e envolve diversas entidades culturais.

RESILIÊNCIA 3 será um dos eventos que marcará de forma indelével a vida cultural do país durante o ano de 2019.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail