Projecto Xipamanine Empreendedor

Teve lugar no passado dia 13 de Novembro, no Centro Maria Graça Rizzo, em Xipamanine, Maputo, a entrega dos diplomas aos participantes no curso de formação humana integrado no projecto Xipamanine Empreendedor. Esta cerimónia contou com a presença do Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, do Coordenador Nacional da ONGD Fundação Fé e Cooperação, Simão Cardoso, e do Director da Associação Khlandelo, Domingos Chissano.

Este projecto de apoio ao desenvolvimento socio-empresarial, que recebe apoio financeiro da Cooperação Portuguesa, tem por objectivo contribuir para a redução da incidência da pobreza na cidade de Maputo, através de acções conducentes à criação e desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, como a formação e advocacia, tendo em vista a melhoria do nível socio-económico do bairro de Xipamanine. Estão envolvidos no projecto cerca de 350 jovens, dos quais 200 são mulheres.

São actividades principais do projecto: o estudo do mercado e diagnóstico social; a implementação de uma incubadora; a formação em empreendedorismo, em gestão de pequenos negócios e gestão de organizações sociais de pequena dimensão e em informática básica, acompanhamento e consultoria aos jovens empreendedores na incubadora e elaboração de um guia de boas práticas em empreendedorismo.

O projecto é desenvolvido pela Associação Khlandelo, com apoio da Fundação Fé e Cooperação, da Universidade Católica Portuguesa e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

  • Partilhe