Criado em 2002, o Prémio Eloquência Camões pretende incentivar o gosto pela arte da oratória em língua portuguesa e motivar os estudantes para a importância da oralidade em português no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, a docência, as relações públicas, a publicidade, o teatro, o cinema, entre outras.

Em 2019, poderão concorrer ao Prémio Eloquência Camões estudantes universitários que frequentem cursos de licenciatura de qualquer área científica.

O Prémio Eloquência desenvolve-se em três momentos: produção e seleção dos melhores textos argumentativos/discursos; participação dos autores dos doze melhores discursos escritos numa oficina de oralidade dinamizada pela atriz Ana Magaia; grande Final do Prémio Eloquência Camões, onde serão apurados os discursos vencedores.

O Prémio Eloquência Camões contemplará os vencedores com uma componente pecuniária de 5.000,00 meticais para o 1º lugar, 3.000,00 meticais para o 2º lugar e 2.000,00 meticais para o 3º lugar.

 

Os textos argumentativos/discursos devem ser originais, ter uma dimensão máxima de duas páginas escritas em letra times new roman, tamanho 12, com um espaçamento entre linhas de 1.5, e desenvolver-se em torno de um dos seguintes temas: a igualdade de género; ambiente e saneamento do meio; o papel da televisão e das novas tecnologias na educação dos jovens; os jovens moçambicanos e o progresso de Moçambique.

Os textos, devidamente identificados e com um contacto telefónico, devem ser enviados para o email premioeloquencia2019@gmail.com ou entregues no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica de Maputoaté às 15h, do dia 28 de Outubro.

As oficinas de oralidade irão realizar-se de 4 a 7 de novembro, entre as 9h30 e as 12h30, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A grande final terá lugar dia 8 de novembro, às 14h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo. A entrada é livre!

  • Partilhe