Cartaz Dia Mundial da Poesia LOW

No dia 21 de março, às 18h00, O Camões – Centro Cultural Português em Maputo promove uma sessão dedicada à poesia feminina na era digital, por ocasião do Dia Mundial da Poesia e do programa “Semana da Mulher”.

Sob o tema “Poesia na Era Digital: o viralizar do verso” e coordenação de Sandra Tamele, a sessão será dinamizada por Énia Lipanga e Pedro Pereira Lopes, e contará com a participação do grupo musical “Revolução Feminina”.

O Dia Mundial da Poesia foi instituído pela UNESCO em 1999 e é observado por todo o mundo para, entre outros, encorajar o retorno à tradição oral dos recitais de poesia, promover o ensino da poesia e reinstaurar um diálogo entre a poesia e as outras artes. O encontro entre a arte milenar da poesia e a era digital com as suas redes sociais resulta num paradoxal florescer da atividade poética, que se julgava em vias de extinção na sua forma erudita, através das oportunidades interativas criadas pela internet e outros media participativos, passando a poesia a ser vista na forma social além da forma puramente textual.

O programa “Semana da Mulher”, coordenado pela Embaixada de França com o apoio da Embaixada de Portugal, do Camões – Centro Cultural Português e outras Instituições, (https://www.facebook.com/semanadamulher/), prevê diversas iniciativas durante o mês de março, deste a exibição de filmes e documentários, a debates, conferências, workshops, exposições e sessões literárias.

A sessão de dia 21 de março no Camões – CCP Maputo será assinalada com um debate e leituras de poesia feminina de várias partes do mundo. Este evento buscará ser interativo, convidando os presentes a fazerem publicações sob os hashtags do dia mundial da poesia (#WPD; #worldpoetryday) para difusão das atividades e para “viralizar” o verso nas redes sociais.

  • Partilhe