A Embaixada de Portugal informa que, nos voos de Maputo com destino a Lisboa, passa a ser obrigatória a apresentação, no momento do embarque, de comprovativo de realização de teste laboratorial para despiste da infeção por SARS-CoV-2 (COVID19), com resultado negativo, feito até 72h antes do embarque.

Quando for manifestamente impossível a apresentação do comprovativo no momento do embarque, por motivo alheio à vontade do passageiro, cidadãos nacionais e estrangeiros residentes em Portugal serão sujeitos o teste molecular RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2 à chegada ao aeroporto em Lisboa, a expensas próprias. Será igualmente feito um controlo sanitário a todos os passageiros, incluindo o rastreio de temperatura por infravermelhos.

Os cidadãos nacionais e residentes legais poderão sair do aeroporto, depois de disponibilizarem os dados de contacto, sendo os resultados do teste posteriormente comunicados. No caso de serem detetados passageiros com febre ou outros sintomas suspeitos, os referidos cidadãos deverão aguardar os resultados do teste molecular RT-PCR para despiste da infeção por SARS-CoV-2 confinados nos seus destinos de residência, no seguimento das orientações da Direção-Geral da Saúde para esses casos.

Passageiros em trânsito:

Aos passageiros em trânsito aplica-se igualmente a obrigatoriedade de comprovativo de realização de teste laboratorial para despiste da infeção por SARS-CoV-2 (COVID19), com resultado negativo, feito até 72h antes do embarque, nas condições acima descritas.

Caso o voo de ligação implique a entrada em Portugal do passageiro, será submetido a teste molecular RT-PCR e, caso o resultado seja positivo, não lhe será permitido seguir viagem devendo cumprir o isolamento obrigatório em Portugal.

Cidadãos estrangeiros:

Cidadãos estrangeiros não residentes legais em Portugal não estão autorizados a embarcar em voos de repatriamento ou humanitários, salvo passageiros em transito. Em eventuais voos de outra natureza, não poderão embarcar sem a apresentação de comprovativo de realização de teste laboratorial para despiste da infeção por SARS-CoV-2 (COVID19), com resultado negativo, feito até 72h antes do embarque.

Para mais informações consulte o site da Direção Geral da Saúde: https://covid19.min-saude.pt

  • Partilhe