Cartaz Lacos

No dia 17 de abril, às 17h30, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento do livro Estratégias de Responsabilidade Social das Empresas Mozal e Vale em Moçambique, do autor Raimundo Alfândega Mateço.

A apresentação do livro, que conta com a chancela da Editora Laços, ficará a cabo do Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Ragendra de Sousa e do presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), Omar Mithá.

Estratégias de Responsabilidade Social das Empresas Mozal e Vale em Moçambique discute a importância da cadeia de valor global no contexto da responsabilidade social corporativa empresarial em Moçambique. Através de um estudo de caso de duas empresas multinacionais, a pesquisa também revela a visão dos diferentes stakeholders, no que tange as estratégias para a implementação da responsabilidade social nas províncias de Tete e Maputo, respetivamente, onde estão estabelecidas. O estudo apresenta ainda a visão da Comunidade e do Governo Local no que toca a atuação destas multinacionais e a sua relação com as comunidades no seu entorno. Por fim, a pesquisa traz, de forma comparativa, as evidências da implementação de ações de responsabilidade social de ambas as empresas no país.

Biografia do Autor

Raimundo Alfândega Mateço é Doutorado em Administração e Gestão de Empresas pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo – Brasil, em 2016; Mestre em Administração e Gestão de Educação pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), em 2008; Licenciado em Planificação, Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica (UP) em 2005; Licenciado em Ensino de Educação Física e Desporto pela UP em 2002. Nasceu a 07 de Fevereiro de 1969, em Báwè, Distrito de Mutarara, província de Tete. Em 1979, concluiu a Pré-Primária (4ª classe), em Báwé - Mutarara; Em 1982, concluiu a 6ª classe na Escola Secundária do Posto Administrativo de Inhangoma, em Mutarara; Em 1985, terminou o curso de Professores no Centro de Formação de Professores Primários de Zóbwè, no distrito de Moatize, em Tete. Ao longo do seu percurso profissional, para além da lecionação de aulas em Escolas Secundárias e em universidades públicas e privadas, desempenhou várias funções, com destaque para Coordenador Geral do Programa Escola sem HIV, na Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade, em representação das Escolas Primárias e Completas da Cidade de Maputo; responsável pelos Assuntos Sociais, na Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto; Diretor do Curso de Gestão de Recursos Humanos, na Escola Superior de Contabilidade e Gestão; Coordenador Geral dos Assuntos Sociais, na Escola Superior de Contabilidade e Gestão; Coordenador Geral das Práticas Técnico Profissionalizantes e Coordenador Geral na Direção Científica, na Escola Superior de Contabilidade e Gestão, ambas da UP. Atualmente, é Técnico Superior do Sistema Nacional de Avaliação, Acreditação e Garantia de Qualidade no Instituto Superior de Gestão, Contabilidade e Finanças e é Chefe do Departamento da Direção Científica e Publicações no Instituto Superior de Gestão e Empreendedorismo Gwaza-Muthini.   

  • Partilhe