Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

LANÇAMENTO DO LIVRO "OS POROS DA CONCHA" | SANGARE OKAPI | 28 FEV | 18H00 | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

CartazSangareOkapi02cdr

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a Editora Cavalo do Mar têm o prazer de informar que o livro de poesia Os Poros da Concha, de Sangare Okapi, será lançado no dia 28 de fevereiro, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo. A sessão de lançamento prevê uma conversa com o autor, moderada pelo escritor Lucílio Manjate, e leitura de poemas por Leo Cote.

A poesia de Sangare Okapi tem merecido a atenção de vários estudiosos, nomeadamente da professora e ensaísta Carmen Lucia Tindó Secco que afirma que: «Nos livros de Sangare, misturam-se assombros, angústias, amores. A escrita de Okapi é uma viagem interminável por uma literatura erótica e intertextual, ou seja, pela memória e pela linguagem, uma vez que o eu-lírico percorre o sistema literário moçambicano, recuperando poetas do índico. […] A poética de Sangare Okapi presta, assim, homenagem a grandes poetas anteriores: Craveirinha e Patraquim […]» inO Legado Índico da Poesia Moçambicana, prefácio à edição brasileira de Mesmos barcos ou poemas de revisitação do corpo (Kapulana, 2017).

Sangare Okapi publicou Inventário de Angústias ou Apoteose do Nada (2005); Mesmos Barcos ou Poemas de Revisitação do Corpo (2007; 2017); Era uma vez… (2009); Mafonematográfico Também Círculo Abstracto (2011); Co-organizou a Antologia Inédita – Outras vozes de Moçambique (2014). O autor foi distinguido com o Prémio Revelação FUNDAC Rui de Noronha (2002); Prémio Revelação de Poesia AEMO/ICA (2005) e Menção Honrosa no Prémio José Craveirinha (2008).

Para mais informação, por favor contactar:

Cavalo do Mar Editores

cavalodomareditores@gmail.com

Camões – Centro Cultural Português em Maputo

Mariana Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail