Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

LANÇAMENTO DO LIVRO "DESEMBRULHAR, DESENREDAR, DESEMARANHAR" | 26 FEV | 18H00 | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

CartazÂngelaFLivro

No dia 26 de fevereiro, às 18h00, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento do livro Desembrulhar, desenredar, desemaranhar, sobre o trabalho de Ângela Ferreira, que contará com a apresentação de Alda Costa e com a presença da artista que desloca-se a Maputo particularmente para esta iniciativa.

A publicação de Desembrulhar, desenredar, desemaranhar surge como resultado da transcrição de uma conversa com Ângela Ferreira realizada no espaço do Camões – Centro Cultural Português em Maputo a 11 de maio de 2017, após a inauguração da exposição individual da artista, intitulada South Facing, que esteve patente na Johannesburg Art Gallery (África do Sul).

Ângela Ferreira apresentou seis projetos ligados a Moçambique – Amnésia (1997), For Mozambique (2008), Political Cameras (2011), Studies for monument to Jean Rouch in Mozambique I, II, III (2012), Collapsing Structures: Talking Buildings (2012), A tendency to Forget (2015) – que, no seu conjunto, evidenciam a coerência e consistência do seu percurso artístico ao longo de dezassete anos. Esta conversa contou também com a participação de Amy Watson, na qualidade de curadora da exposição South Facing, que apresentou ao público moçambicano poucos dias após a sua inauguração em Joanesburgo. A sessão foi moderada por Alda Costa e terminou com um debate aberto ao público.

O livro segue os momentos da conversa realizada em Maputo e parte da gravação áudio da sessão realizada no Camões – Centro Cultural Português em Maputo pela Rádio Moçambique, que gentilmente apoiou este projeto e cedeu graciosamente a gravação.

O desenho gráfico da publicação é da responsabilidade de João Roxo, do ANIMA Estúdio Criativo.

Desembrulhar, desenredar, desemaranhar é uma edição do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Camões – Centro Cultural Português em Maputo:

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail