Cartaz

Vai ser apresentado no próximo dia 10 de Janeiro, pelas 17h00, no Camões Centro Cultural Português em Maputo, um livro organizado por Carla Maciel, intitulado A Teoria e a Pesquisa na Interpretação de Conferência, sob a chancela da Editora Educar-UP, com financiamento do Fundo Nacional de Investigação (FNI).

Este livro é prefaciado por Anabela Frade, Chefe de Unidade Interpretação em Língua Portuguesa da Direcção Geral de Interpretação da União Europeia e reúne artigos de vários autores, designadamente Carla Maria Ataíde Maciel, Ruth Jeque, Stélio Júlio Chemane, Damião Litsur, Edvaldo Dinilson Mucavele, Emerson Garrine, Enoque Chamba, Guidjima Donaldo, Narciso Obadias Macuácua e Eurico Dzivane.

Esta publicação é uma amostra do conhecimento teórico que é desenvolvido e da pesquisa que é realizada pelos estudantes do Curso de Mestrado em Interpretação de Conferência na Universidade Pedagógica.

O livro dá resposta a uma série de questões, como sejam: O que faz um intérprete de conferência? Qual a diferença entre um intérprete e um tradutor? Que códigos de ética orientam o trabalho de intérprete? Qual o papel do intérprete em zonas de conflito? Que aspetos devem ser considerados na celebração de contratos de trabalho entre intérpretes e clientes? Como podem ser melhorados os serviços de interpretação de tribunal em Moçambique? Como se pode garantir a qualidade de serviços de interpretação?

A apresentação do livro será feita pelo Prof. Doutor Boaventura Aleixo, Vice Reitor da Universidade Pedagógica.

  • Partilhe