No dia 12 de março teve lugar na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento do livro juvenil “A menina que vivia na nuvem”, 2ª publicação do projeto MabuKo Ya Hina que celebrou também nesta cerimónia uma década de atividade do projeto em Moçambique.

 

Mabuko Ya Hina,  projeto de dinamização da leitura, é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares de Portugal que, através do Ministério da Educação de Moçambique e da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) conta atualmente já com 11 Bibliotecas Escolares e 32 Maletas de Leitura, nos Distritos de Maputo, Matola, Chibuto e Inharrime. Uma das atividades deste projeto é a realização de Oficinas de Leitura e Escrita Criativa, dinamizadas por uma professora de Português da EPM-CELP, em colaboração com os professores das escolas envolvidas.  O livro “A menina que vivia na nuvem” é mais um resultado desta colaboração e do trabalho, neste caso, dos alunos e professores da Escola Primária Completa Maguiguana, os quais estiveram presentes no evento e fizeram uma leitura encenada do livro publicado.

 

Despertar nas crianças e jovens o gosto pela leitura e facilitar o acesso ao livro é fundamental para o desenvolvimento de qualquer aluno no seu processo educativo. Apoiar a educação em Moçambique tem sido, desde sempre, e continuará a ser, uma das principais prioridades desta Embaixada e da Cooperação Portuguesa.

 

A cerimónia contou com a presença e participação de um representante do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, da Diretora e professores da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa e do Diretor do Centro Cultural Português.

10 anos Mabuko Ya Hina 1

10 anos Mabuko Ya Hina 2

10 anos Mabuko Ya Hina 3

10 anos Mabuko Ya Hina 4

  • Partilhe