Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

LANÇAMENTO DAS OBRAS DISTINGUIDAS PRÉMIO INCM/EUGÉNIO LISBOA 2017 | 17 ABRIL | 18H00 | CAMÕES - CCP MAPUTO

lancamentolivros premioeugeniolisboa

No dia 17 de abril, às 18h00, serão apresentadas no Camões – Centro Cultural Português em Maputo as obras distinguidas na 1.ª edição do Prémio Literário Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM)/Eugénio Lisboa: mundo grave, de Pedro Pereira Lopes (obra vencedora), e Bebi do Zambeze, de António Manna (menção honrosa).

Após leitura de uma mensagem do patrono do Prémio, Eugénio Lisboa, o escritor Ungulani Ba Ka Khosa, na qualidade de presidente de júri, apresentará a obra Bebi do Zambeze, de Antonio Manna, cabendo a Duarte Azinheira, diretor da unidade de edição da INCMA a apresentação da obra mundo grave, de Pedro Pereira Lopes.

A atriz Assucena Daniel lerá excertos das obras mundo grave e Bebi do Zambeze, numa sessão que contará ainda com a participação do músico Zé Maria.

O júri da 1.ª edição do Prémio INCM/Eugénio Lisboa, constituído pelo escritor Ungulani Ba Ka Khosa, a académica Teresa Manjate e a diretora do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, Alexandra Pinho, deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio Literário INCM – Eugénio Lisboa a mundo grave por o autor explorar um género pouco trabalhado em Moçambique e combinar o policial e o fantástico. O júri sublinhou, também, a correção, coerência e coesão linguística da obra da autoria de Pereira Lopes. Por seu turno, ainda segundo o júri, a atribuição de menção honrosa a Bebi do Zambeze deve-se à riqueza do imaginário explorado pelo autor.

O galardão foi instituído em 2017 pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), com o apoio do Camões, e destina-se a premiar trabalhos inéditos, em prosa, de autores moçambicanos. O Prémio INCM/Eugénio Lisboa contempla a edição da obra vencedora, bem como a atribuição do valor monetário de 5000€ (cinco mil euros) ao vencedor.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Camões – Centro Cultural Português em Maputo:

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail