Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

LANÇAMENTO 2 LIVROS | RICARDO BARRADAS | 28 NOV | 17H30 | CAMÕES - CCP MAPUTO

Cartaz Lancamento RicardoBarradas

No próximo dia 28 de novembro, às 17h30, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe o lançamento de dois importantes livros de Ricardo Barradas: “Ilha de Moçambique, Estórias da sua História” e “Memória dos Elefantes de Moçambique”.

As obras serão apresentadas nesta ocasião por Álvaro Carmo Vaz, Professor catedrático da Universidade Eduardo Mondlane e o primeiro Bastonário da Ordem dos Engenheiros de Moçambique, numa sessão que contará com a moderação de Filimone Meigos, sociólogo, escritor, jornalista, e diretor do Instituto Superior Artes e Comunicação,

“Ilha de Moçambique, estórias da sua história”, representa um contributo para as comemorações dos 200 anos de elevação da Ilha de Moçambique à categoria de cidade, e “Memória dos elefantes de Moçambique” recorda como o comércio do marfim foi, para além do comércio do ouro e dos escravizados, um importante motor do desenvolvimento de Moçambique; o massacre de elefantes e respetiva violenta agressão ambiental ocorrida no país especialmente nos séculos XVII e XVIII determinada pelo comércio do marfim, constitui peça básica deste livro.

Os relatos contidos nestes livros são factuais, minuciosos e objetivos, baseando-se em extensas bibliografias listadas no final de cada um dos livros, conferindo um evidente rigor académico a estas obras.

Na opinião do autor, este vasto trabalho é dedicado principalmente aos jovens de Moçambique, numa tentativa de promover e facilitar um maior conhecimento da rica história do seu país, através de um formato mais acessível do que aquele que muitas vezes é utilizado nos textos clássicos de história.

Nas palavras de Carmo Vaz «Estes dois livros, “Ilha de Moçambique – estórias da sua história” e “Memória dos elefantes de Moçambique”, apresentam-nos, de modo acessível, em linguagem escorreita, português sem entorses, o que o autor pesquisou em autores antigos e não tão antigos, pondo à nossa disposição um mosaico de imagens do muito que, ao longo de séculos, se foi passando nesta região de Moçambique, tendo a Ilha como ponto central.

A edição dos livros conta com o patrocínio exclusivo da Gapi – Sociedade de Investimento, A este propósito o Conselho de Administração expressou as razões para o seu apoio referindo : “Quando Ricardo Barradas nos convidou a nos associarmos a este livro, que retrata as estórias da história daquela que foi a primeira capital de Moçambique, a Ilha que leva o mesmo nome, fascinou-nos, dentre várias razões, o facto de tê-lo dedicado à juventude.” (…)“O nosso reconhecimento pelo esforço de Ricardo Barradas ao elaborar esta coletânea de estórias e o nosso agradecimento por ter aceite uma parceria na sua divulgação.”

 

 

Nota Biográfica do autor:

Ricardo Barradas

Ricardo Barradas nasceu em Maputo em 1948. Concluiu o curso de Medicina no ano da independência e trabalhou nos hospitais centrais das cidades de Nampula, Beira e Maputo durante 25 anos, primeiro como cirurgião geral e depois como cirurgião plástico. Foi médico-chefe provincial de Nampula em 1975 e ocupou diversos cargos de direção nos três hospitais referidos. Trabalhou também ocasionalmente em quase todos os hospitais provinciais do país. Desde 1977, foi professor universitário na Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, da qual foi diretor durante seis anos, tendo também lecionado em diferentes instituições de formação de saúde daquelas três cidades. Depois de reformado dos serviços de saúde, fez uma pós-graduação na Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, tendo adquirido o grau de Mestre em Gestão do HIV e SIDA em 2005. O seu interesse pela história de Moçambique vem desde o tempo colonial, enquanto ativista da Associação Académica de Moçambique e membro do seu Centro de Estudos Moçambicanos. “Ilha de Moçambique, estórias da sua história” e “Memória dos elefantes de Moçambique” são os seus primeiros livros publicados.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail