Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Karingana wa karingana: à volta da fogueira ou do telemóvel? Ler e contar estórias na era do smartphone Por ocasião do dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor 23 abril | 18h00 Camões – Centro Cultural Português em Maputo

CartazDiaIntLivroDirAutor

Por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no dia 23 de abril, às 18h00, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe a iniciativa Karingana wa karingana: à volta da fogueira ou do telemóvel? Ler e contar estórias na era do smartphone.

A proliferação de tecnologia móvel e de baixo custo gera a emergência de uma geração que lê em dispositivos móveis e consome literatura digital, em formatos que fazem nascer conceitos novos na produção literária como romances seriados, disponíveis por capítulo e microficção numa tentativa de cativar novos leitores e aumentar os níveis de leitura.

Nas palavras da organizadora da sessão, Sandra Tamele, “os novos modelos de leitura tiveram um enorme sucesso na Ásia, que agora reverbera nos países anglo-saxónicos com o aparecimento de apps como a radish, movellas, hooked e shorti que oferecem aos leitores a conveniência das estórias na ponta dos dedos, acessíveis de qualquer lugar, a qualquer momento, em formato de mensagens SMS. Como pode Moçambique, país onde a tradição oral ainda prevalece, acompanhar estes desenvolvimentos?” Celso Muianga,Paulo Guerreiro, Tavares Cebola e irão debater este tema numa mesa redonda moderada por Sandra Tamele.

No âmbito desta celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, serão partilhadas de sugestões literárias oriundas de Angola, Brasil, Espanha, França, Itália, Moçambique, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça.

A celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor será acompanhada por intérpretes de língua de sinais.

Esta iniciativa conta com a colaboração das Embaixadas de Angola, Brasil, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail