Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

INAUGURAÇÃO DAS EXPOSIÇÕES “OLHARES” | PINTURA| NELLY GUAMBE E “ESPAÇOS” | FOTOGRAFIA | RODRIGO BETTENCOURT DA CÂMARA 21 NOV | 18H00

CartazRodrigoNelly

No dia 21 de novembro, às 18h00, inauguram no Camões – Centro Cultural Português em Maputo duas exposições individuais em simultâneo: “Olhares”, de Nelly Guambe, e “Espaços”, de Rodrigo Bettencourt da Câmara.

Nelly Guambe (Mozambique) mostra em “Olhares” alguns dos trabalhos que tem desenvolvido ao longo dos últimos meses. Pinturas sobre tela e sobre papel retratam figuras femininas de pendor melancólico, através de uma linguagem peculiar e quase cénica. As telas de Guambe podem encaminhar o público para um universo sentimental único e surpreendedor. Esta é a segunda apresentação púbica individual da artista em Maputo.

Rodrigo Bettencourt da Câmara (Portugal), por sua vez, apresenta a série fotográfica “Espaços” a qual permite que o espetador “entre” no espaço de trabalho e processo de criação de alguns dos mais renomados artistas moçambicanos, portugueses e brasileiros. Esta é uma série fotográfica em continuidade e constante crescimento que resulta das visitas do fotógrafo aos diferentes ambientes de criação . O meio de trabalho dos artistas representados nesta exposição é transversal a diferentes áreas culturais e as imagens são captadas em movimento. Rodrigo Bettencourt da Câmara apresenta pela primeira vez o seu trabalho em Moçambique, país que visita com alguma frequência e com o qual mantém uma relação profissional e de amizade.

As exposições “Olhares” e “Espaços” estarão patentes até dia 14 de dezembro, de segunda a sexta feira, entre as 11h00 e as 18h00 e contam com o apoio do DEAL espaço criativo e da Art Dispersion.

Paralelamente ao período da exposição Rodrigo Bettencourt da Câmara dinamizará uma oficina de fotografia denominada “Da Criação à Execução”, que decorrerá dias 26, 27 e 28 de novembro.

Notas Biográficas:

Nelly Guambe nasceu em 1987 em Moçambique, vive e trabalha em Maputo. Nelly Guambe começou a pintar em 2010, quando se juntou à Associação Artística moçambicana Núcleo de Arte, após completar o bacharelato em Relações Internacionais e Diplomacia na África do Sul. Os temas da feminilidade quotidiana e da figura humana que aparecem na sua pintura refletem-se no empreendimento simultâneo da artista em design de Moda. Guambe criou duas marcas de moda para ciclistas entre 2012 e 2016, e em 2017 cofundou o Deal espaço criativo em Maputo, onde promove design de moda, entretenimento, artes e literatura. A sua primeira exposição individual, “Inquietude”, teve lugar em Setembro de 2017 no Núcleo de Arte, em Maputo. O seu trabalho foi também apresentado em diversas exposições coletivas, onde se destacam duas exposições do grupo Guns & Rain, e a participação na Feira de Arte FNB em Joanesburgo e na 1:54 em Londres, com a Galeria Ed Cross.

Rodrigo Bettencourt da Câmara (Lisboa, 1969). Artista visual com formação diversa, em Desenho, Pintura, Multimédia, Fotografia e Conservação e Restauro.  Tem exposto o seu trabalho regularmente desde 1990, não só em Portugal, mas também fora do seu país (nomeadamente em Espanha, Brasil, Moçambique, Irlanda, França, EUA, China e Índia), onde tem integrado diversas exposições. Destaca-se a sua exposição individual mais recente, "Spaces", na Chiado 8 Arte Contemporânea, em Lisboa.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail