Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Inauguração da exposição “Objectos em Trânsito”, de João Roxo | 11 outubro | 18h00 Camões – Centro Cultural Português em Maputo

cartaz roxo low

No próximo dia 11 de outubro, às 18h00, abre ao público a exposição “Objectos em Trânsito”, primeira exposição individual do artista e designer João Roxo. A cerimónia terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo e integra a programação oficial do Festival Internacional Maputo Fast Foward.

 

No projeto “Objectos em Trânsito”, João Roxo traça mapas de dependência económica, política, social e psicológica, através de situações e assuntos dos dias que correm. Apresenta trabalhos elaborados nos últimos três anos, através dos quais propõe cenários especulativos, hipotéticos, de emancipação e fuga ao “sistema”.

Neste contexto narra um imaginário no qual a intuição e o engenho revelam-se valores fundamentais de uma luta revolucionária pela reinvenção da humanidade, um “Terceiro Espaço”, de diálogo, onde a informalidade é valorizada e a autossuficiência é perseguida. Roxo explora aqui a relação que a comunicação visual estabelece com este “sistema” e propõe um protesto passivo através da criatividade, da Arte e do Design – por outras palavras uma exaltação do valor da mão do artesão como ponto de partida e veículo de libertação.

A exposição será acompanhada por uma publicação que converge um texto de João Roxo sobre a temática abordada com os contributos escritos por vários participantes, nomeadamente Fred Paulino, Patrícia Anahory, Rafael Kouto, Ralph Borland, Russel Hlongwane, Ruth Castel-Branco, Sul Sol Sal, Tassiana Tomé, Tavares Cebola e Tiago Borges Carvalho.

 

Paralelamente  à exposição irão realizar-se duas conversas e uma oficina de Batik. No dia 17 de outubro, às 17h00 está prevista uma conversa intitulada MEMÓRIAS DO FUTURO: o papel de narrativas especulativas que contará com a participação de Rui Tenreiro, Russel Hlongwane, Tassiana Tomé e moderação de Tavares Cebola.

No dia 24 Outubro, às 18h00, será a vez de Ana Queiroz, Álvaro Fausto Taruma e Rui Trindade (moderação), dinamizarem uma conversa que aborda o tema REALIDADES FICTÍCIAS: escrita criativa e jornalismo de investigação na era incerta da desinformação.

A oficina de Batik, resulta de uma parceria do Camões – CCP Maputo com a Matéria Prima, local onde será dinamizada uma componente teórica e prática organizada pelo mestre Beto Sitoe e o designer João Roxo, num total de 20 horas de formação. A participação nesta oficina poderá ser realizada mediante inscrição prévia que poder ser realizada através do email oficina.criativa@materiaprima.co.mz

“Objectos em Trânsito” integra o programa do festival Maputo Fast Foward e estará patente  ao publico de 11 de outubro a 9 de Novembro, de segunda a sexta feira, entre as 11h00 e as 18h00.

A realização desta iniciativa conta ainda com o apoio da Anima Estúdio Criativo, Auxene Audio, Brand Lovers Creative Studio, Danger Gevaar Ingozi Studio, Estúdio 5Maputo Fast Forward, Minerva Print, Parallelo Eventos Corporativos, Making Africa, Matéria Prima e UX Information Technologies.

Nota Biográfica do artista e designer JOAO ROXO:

João Roxo é designer e artista visual moçambicano. Co-fundador da ANIMA Estúdio Criativo, o primeiro coletivo dedicado à comunicação para a Arte, a Cultura e o Desenvolvimento Social. Graduado pela Universidade de Aveiro, completou recentemente o Mestrado no departamento de Design do Sandberg Instituut, em Amesterdão. João pretende explorar modelos educacionais renovados e sustentáveis, ​​dentro e ao redor da prática do Design, fundados na independência criativa. Atualmente, vive e trabalha em Maputo.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail