Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO "A ILHA DOS POETAS" | 22 DE FEV. | 18H00 | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

CartazIlhaDosPoetas

No dia 22 de fevereiro, às 18h00, inaugura no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a exposição A Ilha dos Poetas, com curadoria de Nelson Saúte, sobre a Ilha de Moçambique. A Ilha dos Poetas surge no âmbito das comemorações dos 200 anos da elevação a cidade da Ilha de Moçambique e marca o início da programação anual expositiva do espaço do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A Ilha dos Poetas reúne textos de Alberto Lacerda, Calane da Silva, Eduardo White, Glória de Sant’Anna, José Craveirinha, Luís Carlos Patraquim, Luís de Camões, Luís Filipe Castro Mendes, Mia Couto, Rui Knopfli, Tomás António Gonzaga, Virgílio de Lemos e uma canção popular, colocando-os em diálogo com fotografias de João Costa (Funcho), José Cabral, Moira Forjaz, e Sérgio Santimano e com imagens do acervo do Arquivo Histórico de Moçambique e do Centro de Documentação e Formação Fotográfica. Não se pretende apresentar uma visão histórica ou cronológica da Ilha de Moçambique, mas lançar o desafio de revisitar a mitologia poética da Ilha evocada em versos, textos e fotografias dos seus mais ínclitos cultores.

Nelson Saúte, curador e poeta moçambicano, dá o mote a esta viagem pelo universo da Ilha de Moçambique no texto introdutório da exposição: “Paixão adolescente, memória ou novo amor, canto sem fronteira, paraíso onde os cães não ladram, e as crianças brincam como peregrinos, exílio e refúgio perdido, utopia, esta Ilha convoca e invoca uma sintaxe poética marcada pela exuberância das suas cores, pela beleza das suas mulheres, ou alegria das suas crianças, e pela nostalgia das suas sombras, onde não se pode obliterar as precárias condições de vida de muitos que nela habitam. Lugar de encontro, onde se fala árabe, swahíli, macua, português, eu sei lá!, da diversidade, hierático mosaico cultural.”

A Ilha dos Poetas estará patente de 23 de fevereiro a 30 de março, de segunda a sexta-feira, entre as 11h00 e as 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Um especial agradecimento é devido a todos os autores e fotógrafos que abraçaram este projeto e cederam, graciosamente, os seus textos e fotografias.


A Ilha dos Poetas
conta com o patrocínio exclusivo das Listas Telefónicas de Moçambique e com a colaboração do Arquivo Histórico de Moçambique e do Centro de Documentação e Formação Fotográfica.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Camões – Centro Cultural Português em Maputo:

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail