Centro de Saúde Monapo 01Centro de Saúde Monapo 02

As novas instalações do Centro de Saúde de Monapo, província de Nampula, foram inauguradas no passado dia 14 de Maio, tendo o evento contado com a presença do Director Distrital da Educação, do Director Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social, Nilton Luís Napoleão, do Presidente do Conselho Municipal, João Luís e do Conselheiro para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Maputo, Miguel Girão de Sousa. Estiveram igualmente presentes o Presidente da ONGD Associação de Defesa do Património de Mértola, Jorge Revez e o Presidente da Fundação São Barnabé, Valdemar Saleiro, parceiros do Município, dos Serviços Distritais e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, neste projeto. Cerimónia de inauguração contou igualmente com a participação da comunidade local, incluindo pacientes e utentes do Centro de Saúde.

As obras no Centro de Saúde de Monapo, consistiram na construção de gabinetes de consulta (triagem/aconselhamento/gabinete médico), armazém, laboratório e farmácia. Com este projeto foram criadas melhores condições de atendimento e prestação de serviços aos utentes, descongestionando o exíguo espaço anteriormente existente e permitindo um melhor acompanhamento e maior privacidade de doentes já detetados, como sejam os doentes infectados com doenças sexualmente transmissíveis. Pretende-se igualmente, com esta intervenção, reduzir o tempo de espera e diminuir o número de abandonos de tratamento.

A ONGD Associação Defesa do Património de Mértola, em colaboração com a Fundação São Barnabé, desenvolvem há vários anos projectos de cooperação para o desenvolvimento nas áreas da educação e saúde, no distrito de Monapo, contando com co-financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

  • Partilhe