Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Escritora portuguesa Sílvia Alves vem a Moçambique e participa na Feira do Livro de Maputo | 24 a 29 de setembro

Cartaz Mesa redonda Literatura infantil website

Cartaz Lançamento do Livro A HISTORIA DE UM CHAPEU website

A convite do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e da Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) a escritora portuguesa Sílvia Alves estará em Maputo entre os dias 24 e 29 de setembro para participar na Feira do Livro de Maputo. Durante a sua estadia a autora participará em diversas iniciativas ligadas ao livro e à literatura infantil.

Destaca-se a programação preparada pela EPM-CELP que organizará uma série de atividades com os professores e os alunos da escola e a participação da escritora numa mesa redonda no dia 26 de setembro, às 17h00, no Camões – CCP Maputo, que será dedicada à Literatura Infantil em Língua Portuguesa. Esta conversa juntará importantes protagonistas do meio literário como Celso C. Cossa e Rogério Manjate e o ilustrador Luís Cardoso. A mesa redonda, aberta ao público, contará ainda com a moderação de António Cabrita.

No âmbito da Feira do Livro de Maputo, Sílvia Alves irá participar na abertura do evento no dia 27 de setembro às 9h00 e irá lançar, às 14h30, o livro “História de um chapéu”, com ilustrações de Luís Cardoso, numa sessão que acolherá um momento de dramatização do texto deste livro pelos alunos da Escola Primária Completa 12 de Outubro. Este momento permitirá também a realização de uma conversa com os alunos e público presente. No final da sessão, terá lugar uma sessão de autógrafos.

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a Escola Portuguesa de Moçambique - Centro de Ensino e Língua Portuguesaterão um stand próprio na Feira do Livro, entre 27 e 30 de setembro, no Jardim Tunduro, em Maputo.

Nota Biográfica:

Sílvia Alves nasceu em Trás-os-Montes. Frequentou o Curso de Ensino de Biologia e Geologia da Universidade do Minho e foi professora de Ciências durante doze anos. Foi responsável pela programação  cultural do Bar Alinhavar, de 1996 a 2012.  Autora da "Bruxinha", suplemento do semanário Região de Leiria, da qual foi coordenadora editorial de 1999 a 2011 e cronista do Região de Leiria de 2004 a 2011. Colaborou em diversas revistas. Escreveu sobre livros para crianças para a revistas LER e Fada Morgana (Galiza). Desde 2004 fez sessões de histórias e mediação de leitura na Pediatria do Hospital de Santo André, escolas e bibliotecas. Publicou o primeiro livro em 2006: "Coisas de Mãe", ilustrações de João Caetano, Ed. Paulinas. Desde 2011 colabora, com o Paulo Freixinho, no projeto “Sabe Mais que os Teus pais”. Palavras Cruzadas com histórias. Desde 2016 co-organiza o Ponte Escrita - Encontro Luso-Galaico de Escritores, em Chaves. É mãe de dois filhos em todas as estações. Escreve em algumas luas. Os livros preenchem-lhe a casa. As casas ocupam-lhe os dias.  

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail