Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

CONVERSA COM JOÃO GARCIA MIGUEL | "DO CONTO AO TEXTO TEATRAL" | 23 DE MAIO | 16H00 | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

Cartaz JGM 23maio

No âmbito da 15ª Edição do Festival Internacional Teatro de Inverno (FITI), organizado pela Associação Cultural Girassol, terá lugar no dia 23 de maio, às 16h00, uma conversa com o artista performativo, programador,  investigador e encenador João Garcia Miguel, subordinada ao tema "Do conto ao texto teatral".

João Garcia Miguel e Rute Osório de Castro, da Companhia João Garcia Miguel, deslocam-se a Maputo  para a participação no 15º FITI com a apresentação da peça de teatro "Mar Me Quer", uma adaptação do texto homónimo de Mia Couto, que terá lugar dia 26 de maio, às 18h00, no Cine Teatro Gil Vicente.

Esta iniciativa, bem como a apresentação da peça de teatro, contam com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

Nota Biográfica:

João Garcia Miguel (Lisboa, 1961). As suas práticas artísticas caracterizam-se pelo experimentalismo performativo e a preocupação com o papel do artista enquanto investigador e interventor social. A criação, investigação e formação são a base permanente das suas atividades. Ministra aulas em universidades em Portugal e no estrangeiro. Escreve obras performativas e ensaios sobre o ato criativo e o corpo. Participa em seminários acerca da performance e do inconsciente. Expõe com regularidade.

Fundador dos coletivos: Canibalismo Cósmico, Galeria Zé dos Bois e OLHO - Grupo de Teatro. Em 2003 funda a Cia. JGM e abre em Lisboa, o “Espaço do Urso e dos Anjos” dedicado à formação e divulgação das artes performativas. Em 2008 é nomeado Diretor Artístico do Teatro-Cine de Torres Vedras. Em 2016 assume a direção da Associação Teatro Ibérico em Lisboa. É associado do centro internacional de formação avançada Actor’s Center em Itália e membro associado do IETM — Informal European Theatre Meeting. É Doutorado pela FBAUL em 2017 com a tese PERFORMANCE CORPO E INCONSCIENTE. Em 2008 recebe Prémio FAD Sebastià Gasch em Espanha. Em 2014 recebe prémio para a melhor encenação teatral com o espetáculo Yerma de Federico Garcia Lorca pela SPA - Sociedade Portuguesa de Autores.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail