Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Conversa com artistas no âmbito da exposição (RE)LEMBRAR – Mystery of Foreign Affairs 28 junho | 18h00 Camões – Centro Cultural Português em Maputo

CartazConversaExpoAndreas

No âmbito da exposição coletiva (Re)Lembrar - Mystery of Foreign Affairs, terá lugar uma conversa com artistas moçambicanos participantes nesta mostra, no dia 28 de junho, às 18h00, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo. A conversa contará com a participação de Dito Tembe, Gemuce, Luís Santos e Maimuna Adam e com a moderação de Sara Carneiro.

O ponto de partida da exposição internacional Mystery of Foreign Affairs é uma reflexão sobre a vida entre culturas diferentes de vinte mil trabalhadores moçambicanos que trabalharam e moraram na República Democrática Alemã. O projeto almeja também, de forma mais abrangente, contribuir para uma reflexão sobre as relações entre Europa e África, no passado e no presente.

A primeira parte da exposição decorreu em vários lugares da cidade de Schwerin, na Alemanha, entre setembro e novembro de 2017, com a participação de artistas de Moçambique, Angola, África do Sul e Alemanha.

A segunda parte da exposição decorre em dois espaços da cidade de Maputo, no Camões – Centro Cultural Português e na Fortaleza de Maputo, e está patente até dia 27 de julho de 2018.

São apresentadas obras de Jorge Dias, Maimuna Adam, Gemuce, Dito Tembe, Luís Santos, Matias Ntundo, Iris Buchholz Chocolate, Edson Chagas e Katrin Michel. Através de diferentes meios, da instalação à pintura, passando pela escultura e vídeo, a exposição pretende contribuir para um trabalho de memória sobre o passado comum, bem como para uma reflexão sobre as relações atuais entre África e Europa.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail