CarlosReis low

No dia 6 de maio, pelas 14 horas, o Prof. Doutor Carlos Reis, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra e especialista na área da língua e literatura portuguesas, proferirá, na Universidade Pedagógica de Maputo, a conferência “A questão da lusofonia e a política de língua como projeto e como miragem”.

Nesta conferência refletir-se-á sobre as ambições, utopias e contradições das políticas linguísticas e os rumos possíveis da língua portuguesa e da literatura no espaço lusófono.  

Esta atividade insere-se no programa das comemorações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP apoiado pelo Centro de Língua Portuguesa de Maputo e terá como principais destinatários os estudantes e docentes dos cursos pertencentes às áreas de Letras e Ciências Sociais.

Carlos Reis é professor catedrático e leciona Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura e Estudos Queirosianos. É coordenador do Centro de Literatura Portuguesa. Como professor convidado lecionou em diversas universidades estrangeiras: Salamanca, Wisconsin-Madison, Santiago de Compostela, Massachusetts-Dartmouth, Pontifícia Univ. Católica do Rio Grande do Sul e Univ. do Estado Rio de Janeiro. Dirige a História Crítica da Literatura Portuguesa e publicou mais de uma dezena de livros, em Portugal, Espanha, Alemanha, França e Brasil. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente da Associação Internacional de Lusitanistas, reitor da Universidade Aberta (2006-2011) e presidente da European Association of Distance Teaching Universities (2009-2011). É membro da Real Academia Española, da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Europaea. No CLP dirige os projetos Edição Crítica das Obras de Eça de Queirós e “Figuras da Ficção”.

  • Partilhe