Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre falecimento de Afonso Dhlakama

Governo de Portugal

"O Governo português recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Afonso Dhlakama, Presidente do Partido Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), e apresenta as suas condolências à Família enlutada e ao seu Partido.

Nesta ocasião, cumpre assinalar o papel de Afonso Dhlakama na história moçambicana, designadamente o seu empenhamento no processo que levou à assinatura do Acordo Geral de Paz em 1992 e, mais recentemente, à trégua de dezembro de 2016 no conflito entre o Governo de Moçambique e a Renamo.

O falecimento de Afonso Dhlakama surge num contexto em que o Presidente da Renamo e o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, vinham liderando as conversações com vista a alcançar a paz e a reconciliação em Moçambique. O Governo português faz votos para que este desígnio seja plenamente realizado, em prol da estabilidade e desenvolvimento de Moçambique e do bem-estar do povo moçambicano.

Lisboa, 3 de maio de 2018"

FacebookTwitterGoogle +E-mail