Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

"ARQUITECTURA: CONVERSAS COM TEMA" | 1, 7, 8, 14, 15, 21 E 22 DE MARÇO | 18H00 | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

Arquitetura Conversascomtema cartaz

Durante o mês de março, nos dias 1, 7, 8, 14, 15, 21 e 22, às 18h00, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo um ciclo de conversas intitulado “Arquitectura: Conversas com Tema”. As sessões serão orientadas pelo Professor José Forjaz e contam com a moderação do Arq. Vitor Tomás.

Na introdução a este ciclo de conversas, José Forjaz escreve: “Partindo da convicção de que o estado da arquitetura se deve ao desconhecimento das suas causas e, portanto, à falta de consciência sobre as responsabilidades que cabem a cada um de nós na construção de uma cidade humanizada, sustentável e democrática, a linha temática escolhida para estas sessões de conversa pretende tornar mais simples, lógico e directo abrir a discussão sobre as qualidades desejáveis para o espaço urbano. Será mais fácil, assim, provar que espaço habitável não é, primaria e exclusivamente, o da arquitectura, mas sim o espaço geral e integrador das atividades da comunidade urbana. O arquitecto e teórico holandês Aldo van Eyck explorou a ideia de que “a casa é uma pequena cidade; a cidade é uma grande casa”. Este aforismo, contudo, não pode esconder que as escalas referidas contêm âmbitos diversos de complexidade e de responsabilidade coletiva. Neste sentido, propõe-se uma primeira série de conversas preliminares de enquadramento e, uma segunda parte, que pretende abrir o debate sobre a problemática urbana.”

O ciclo “Arquitectura - Conversas com tema” é constituído por sete sessões, com os seguintes temas:

1 de Março  - “O âmbito e as escalas”

7 de Março - “Os fatores e os atores”

8 de Março - “O meio social e cultural”

14 de Março - “O meio tecnológico”

15 de Março - “As atitudes”

21 de Março - “A expressão”

22 de Março - “Os resultados”.

“Arquitetura: Conversas com tema” dirige-se não apenas a profissionais da área, mas também a estudantes ou interessados na matéria. A entrada é livre e gratuita.

Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português e José Forjaz Arquitectos.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Camões – Centro Cultural Português em Maputo:

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail