Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cooperação Portuguesa em Nampula e Monapo

Brasão de armas de Portugal

 

A Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, deslocou-se à província de Nampula para a inauguração de um depósito de abastecimento de água na vila de Monapo, assim como para a inauguração de 3 novas salas de aulas na Escola Secundária de Monapo.

Estas atividades inserem-se no quadro de um projeto implementado pela ONGD portuguesa Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, a agência de cooperação portuguesa.

A inauguração deste depósito de água semienterrado, com capacidade para 300 mil litros, permitirá levar água potável a mais de 20 mil pessoas na vila de Monapo e, em particular, ao hospital, maternidade, escolas, edifícios públicos e unidades de alojamento e hotelaria, representando uma melhoria da qualidade de vida e das condições de higiene e de saúde da população. Esta infraestrutura é cofinanciada pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, pelo Conselho Municipal de Monapo e pela ADPM.

A abertura das novas 3 salas de aula, em véspera do início do ano letivo, permitirá aumentar a capacidade da Escola Secundária de Monapo que serve uma população estudantil de cerca de 4000 alunos.

Durante a visita de dois dias, Embaixadora visitou alguns dos projetos apoiados pela Cooperação Portuguesa ou implementados por ONGD´s portuguesas, tendo assistido à inauguração de seis novas salas de aula na Escola Primária Completa de Natôa, Rapale, no âmbito do projeto executado pela ONGD portuguesa HELPO, financiado pelos contribuintes portugueses ao abrigo do regime de alocação de 0,5% do IRS a instituições sociais. Visitou ainda o projeto promovido pela ONGD portuguesa Girl Move e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, que aposta na formação e promoção de competências de liderança e de empreendedorismo de meninas e jovens mulheres e no seu efeito multiplicador para formar uma nova geração de líderes femininas.

O Programa da visita incluiu ainda um encontro com o Governador da Província de Nampula, e uma reunião com o Reitor da Universidade Lúrio no decurso de visita ao campus de Marrere. Foi ainda efectuada uma visita ao Centro de Línguas na Universidade Pedagógica, que desde a sua inauguração em 1998, tem vindo a apoiar, na área do ensino e aprendizagem da língua portuguesa, os estudantes e professores dos ensinos secundário e superior da cidade de Nampula.

Nampula é uma das 3 províncias prioritárias da Cooperação Portuguesa, no âmbito do Plano Estratégico de Cooperação, assinado entre Portugal e Moçambique em Novembro de 2017. Este acordo, com vigência de cinco anos (2017-2021), está orientado para a "agenda do desenvolvimento sustentável"  sendo a educação, formação e saúde setores de intervenção prioritários.

A Embaixadora de Portugal reuniu também com alguns elementos da comunidade portuguesa presente em Nampula.

Ver álbum de fotografias: 01  02

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail