Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

INSCRIÇÕES DE 5 A 9 DE FEV | WORKSHOP "MEU LIVRO - MEU CONGO" | CAMÕES - CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS EM MAPUTO

CartazÂngelaFerreira18

Partindo das palavras inspiradoras do artista brasileiro Arthur Omar («A palavra “Congo”, para mim, é um conceito, não um país....Congo é estar na nascente, com as fontes dispersas, antes de se fundirem para formar um rio. Congo é a vida dos elementos, o lugar onde os arquétipos estão separados e podem ter o sentido alterado, os átomos ainda não formaram moléculas. Congo é a reunião das possibilidades, a partir de motores inesperados. Brutal, grave, terrestre, cores primárias, águas profundas, personagens de pedra, os choques. (…) Curiosamente, meu primeiro filme, de 1972, se chamou “Congo”. Eu pesquisava sobre Congos e Moçambiques, me apaixonei pelo Congo, o país, terra da mítica rainha Ginga, e fiz um filme experimental todo com letreiros, sem mostrar quase nenhuma imagem.» (http://www.revistatropico.com.br/tropico/html/textos/2536,1.shl), Ângela Ferreira propõe que os participantes do workshop escolham um livro do núcleo de arte na Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo que sirva para pesquisar os seus próprios Congos e Moçambiques.

A escolha do livro deve ser feita previamente às datas do workshop, mediante leitura deste texto introdutório e visionamento do filme de Arthur Omar.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, após escolha e leitura do livro selecionado, pretende-se que os participantes pensem em colagem no campo expandido, e que cada um produza uma pequena série de colagens que incluam conteúdos conceptuais e plásticos, materializadas em qualquer suporte e formato: texto e imagem, citação  e invenção, colagem e assemblagem, vídeo e som, desenho e pintura, etc.

Este workshop, que é gratuito, tem o máximo de 12 participantes, que terão de submeter uma candidatura prévia, entre 5 e 9 de fevereiro, para o endereço geral.camoes-ccp@tvcabo.co.mz, com a seguinte informação: dados do(a) candidato(a), nomeadamente nome completo, contactos, habilitações literárias; e carta de motivação.

Esta iniciativa realiza-se após a requalificação da sala de leitura da Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a criação de um núcleo de Arte Africana, desenvolvido com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. O Camões – Centro Cultural Português dá início a um programa de dinamização da Biblioteca e, em especial, do núcleo de Arte Africana, através da realização deste workshop “Meu livro - meu Congo”, orientado pela artista Ângela Ferreira, nos dias 26 e 27 de fevereiro, entre as 9h00 e as 13h00, na BibliotecaEsta iniciativa do Camões – Centro Cultural Português em Maputo conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Para mais informação, por favor contactar:

Mariana Camarate de Campos - mariana.campos@mne.pt

(+258)21493892

Camões – Centro Cultural Português em Maputo:

Av. Julius Nyerere, nº 720

Maputo

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail