Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

“Academia de Líderes Ubuntu” | dia 22 de Janeiro, às 8h00, no Camões – Centro Cultural Português

Semana Ubuntu Moçambique

No próximo dia 22 de Janeiro, às 8h00, no Camões – Centro Cultural Português, na cidade de Maputo, terá início a “Academia de Líderes Ubuntu”, uma iniciativa do Instituto Padre António Vieira, com o apoio da Embaixada de Portugal em Moçambique, que decorrerá até ao dia 27 de Janeiro.

A "Academia de Líderes Ubuntu" é uma ação de capacitação para cerca de 60 jovens moçambicanos com potencial de liderança, provenientes de contextos de vulnerabilidade e/ou com interesse em trabalhar nesses contextos, interessados em promover o desenvolvimento e transformação das suas comunidades. Esta ação de formação de uma semana intensiva enquadra-se no Programa Pontes Ubuntu (pontesubuntu.org).

O plano de formação incide sobre os temas da Liderança Servidora, Mediação de Conflitos, Construção de Pontes, entre outros, sendo explorados os 5 pilares essenciais do Programa Pontes Ubuntu: autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. Esta ação contará ainda com a presença de diversas personalidades e organizações locais e nacionais.

 A "Academia de Líderes Ubuntu", inspira-se na Academia de Líderes Ubuntu (1 ano de formação) em Portugal, que vai iniciar a sua 5ª edição (com resultados positivos e um reconhecimento público significativo), tendo sido recentemente reconhecida pela Comissão Europeia como um exemplo de boas práticas no trabalho com jovens na área do empreendedorismo.

Este programa tem por base o conceito Ubuntu – “Eu sou porque tu és” / “eu sou pessoa através das outras pessoas” – e inspira-se em vários líderes servidores de referência, como Nelson Mandela, Gandhi, Desmond Tutu, Martin Luther King, entre outros. Propõe uma capacitação com base no desenvolvimento de ferramentas/competências, aprendizagem e inspiração nos modelos (líderes) e na vivência de experiências diferenciadoras e desafios.

Pontes Ubuntu

Site: http://pontesubuntu.org

Contactos: geral@pontesubuntu.org | fassisteixeira@ipav.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail