Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Escritor português João Tordo vem a Moçambique e participa na Feira do Livro de Maputo e no Festival Literatas | 5 a 7 de Outubro

 

CartazDealMbate

CartazFeiraLivroMRedonda2017

Cartaz Tordo Literatas

 

O escritor português João Tordo, vencedor do Prémio José Saramago em 2009 com a obra “As três vidas”, estará em Maputo, a convite do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, para participar em duas iniciativas ligadas ao livro e à literatura que decorrem no início de Outubro: a 3.ª edição da Feira do Livro de Maputo, iniciativa do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, e a 3.ª edição do Festival Literatas, organizado pela Associação Kuphaluxa.

João Tordo participará na abertura da Feira do Livro de Maputo, no dia 5 de Outubro, às 10h00. Nesse mesmo dia, às 15h00, João Tordo (Portugal), Lucílio Manjate (Moçambique) e Paulo Lins (Brasil) são os protagonistas da mesa-redonda “A arte de contar histórias”, que será moderada pelo jornalista David Bamo.

Ainda no dia 5 de outubro, às 18h00, no novo espaço criativo DEAL, o autor é convidado a participar numa “Conversa a partir das obras de João Tordo e Aldino Muianga”, que contará com a moderação de Mbate Pedro.

No âmbito do programa paralelo da Feira do Livro de Maputo, no dia 6 de outubro, às 12h00, João Tordo tem encontro marcado com estudantes de Português da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane para falar sobre “Caminhos da Escrita e da Leitura Literária”.

Para além da presença na 3.ª edição da Feira do Livro de Maputo, onde João Tordo participará na sessão de autógrafos que deverá marcar o final da iniciativa, no dia 7 de outubro, às 16h00, o escritor português irá participar ainda na 3ª Edição do Festival Literatas que este ano é subordinado ao tema “Pensar Identidades”.

No Festival Literatas, que se realiza dias 6 e 7 de outubro no Auditório Carlos Tembe, na cidade da Matola, João Tordo participa na mesa-redonda “Quando o livro nos acorda para vida”, ao lado de Hélder Faife e de Victor Hugo Mendes. Esta mesa-redonda, que será moderada por Dionísio Bahule, terá lugar no dia 7 de outubro, às 14h00.

O Camões – Centro Cultural Português em Maputo terá um stand próprio na Feira do Livro, entre 5 e 7 de outubro, no Jardim Tunduro, em Maputo.

Nota Biográfica:

João Tordo nasceu em Lisboa em 1975. Formado em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou como jornalista freelancer em vários jornais. Viveu em Londres e nos Estados Unidos. Em 2001, venceu o Prémio Jovens Criadores na categoria de Literatura e, alguns anos depois, o Prémio Literário José Saramago 2009 com As Três Vidas (2008), tendo sido finalista, com o mesmo romance, do Prémio Portugal Telecom, em 2011. Com o romance O Bom Inverno, de 2010, foi finalista do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores e do Prémio Fernando Namora; a tradução francesa integrou os finalistas da 6.ª edição do Prémio Literário Europeu. Da sua obra publicada constam ainda os romances: O Livro dos Homens sem Luz (2004), Hotel Memória (2007), Anatomia dos Mártires (2011), finalista do Prémio Fernando Namora 2012, O Ano Sabático (2013), e Biografia involuntária dos amantes (2014), finalista do Prémio Fernando Namora 2015 e do Prémio Melhor Livro de Ficção Narrativa da Sociedade Portuguesa de Autores 2015. Os seus dois títulos mais recentes – O Luto de Elias Gro e O Paraíso Segundo Lars D –, editados em 2015, fazem parte de uma trilogia concluída agora, com a publicação d’ O Deslumbre de Cecília Fluss. Os seus livros estão editados em vários países, como França, Itália, Alemanha, Hungria ou Brasil.

Par mais informação, por favor contactar:

Mariana Campos

Camões - Centro Cultural Português em Maputo

tel.: (+258) 21 493892

e-mail: mariana.campos@mne.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail