Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

8º Encontro da 2ª Edição Tertúlias Itinerantes Cartografias de (des)construção de hegemonias culturais: a literatura como espaço estruturante da interculturalidade | Por Sara Joana | 28 de setembro | 18h00 Camões – Centro Cultural Português em Maputo

CartazTertuliaSaraJona

Dando continuidade à 2ª edição das Tertúlias Itinerantes – Fluxos de comunicação intercultural no espaço de língua portuguesa: debater o desconhecimento mútuo no contexto da era global, terá lugar no dia 28 de setembro, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo a oitava sessão deste ciclo de conferências, subordinada ao tema Cartografias de (des)construção de hegemonias culturais: a literatura como espaço estruturante da interculturalidade.

Esta oitava tertúlia será dinamizada pela especialista em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa Sara Jona e contará com a moderação da linguista Maria Verónica Nhamona, ambas colaboradoras da Universidade Politécnica.

Durante esta sessão, com recurso a textos literários de autores oriundos de diferentes espaços de língua portuguesa e caracterizados pela intertextualidade, Sara Jona pretende demonstrar que é possível promover-se  a interculturalidade através da confirmação de que “a natureza dos homens é a mesma, seus hábitos é que os mantêm separados”; o que, consequentemente, permitirá comprovar a razão do absurdo das hegemonias culturais.

O Ciclo de Conferências Tertúlias Itinerantes traz a Maputo reflexões de investigadores de Moçambique, Brasil e Portugal sobre as dinâmicas da sociedade global. Este trabalho, que tem sido coordenado pelos investigadores Sara Jona (Univ. Politécnica), Eduardo Lichuge (UEM) e Lurdes Macedo (Univ. Lusófona, Portugal) desde 2016, emergiu da constatação de que a perspectiva clássica das ciências sociais nos oferece um quadro interpretativo do mundo baseado na diferenciação da Humanidade em categorias como a religião, a etnia, a cultura ou a nacionalidade.

Nota Biográfica:

Sara Jona é Doutorada em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa. Docente de Cultura Moçambicana, Etnografia da Comunicação e Metodologia de Pesquisa na Universidade Politécnica. É consultora em avaliação de qualidade de ensino. É autora de manuais de ensino, artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras e de livros sobre: Cultura e Identidade Organizacional, Dicionário Português-Bitonga-Português e Ensaios sobre Literatura.

 

Para mais informação, por favor contactar Mariana Campos (Camões – CCP Maputo): 21493892 ou mariana.campos@mne.pt

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail