Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Visita da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, a Moçambique (25 de Julho a 3 de Agosto)

Rollo 01

Rollo 02

Rollo 03

Entre os dias 25 de Julho e 3 de Agosto, a Senhora Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, deslocou-se a Moçambique, onde manteve diversos encontros e visitas, em Maputo, Gorongosa e Ilha de Moçambique

A visita permitiu consolidar alguns dos assuntos abordados durante a última visita a este país, incluindo o Programa Ciência Aberta e a partilha de repositórios digitais em português. Permitiu ainda renovar o diálogo institucional sobre a cooperação no domínio da ciência e ensino superior e fortalecer as relações de cooperação entre as universidades moçambicanas e portuguesas.

Em Maputo, a Secretária de Estado encontrou-se com o Senhor Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional, Jorge Nhambiu com o Magnífico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, Orlando Quilambo, com o Departamento de Geologia desta Universidade e com a Diretora Executiva do Fundo Nacional de Investigação, Vitória Langa de Jesus. Foi ainda organizada uma visita ao Parque da Ciência e Tecnologia da Maluana.

Na Ilha de Moçambique, a Secretária de Estado  foi recebida no Conselho Municipal  pelo Administrador do Distrito, Luciano Augusto, e pelo Presidente do Conselho Municipal, Saide Amur Gimba.

Encontrou-se com o Reitor da Universidade Lúrio, Francisco Noa, tendo visitado a recém inaugurada Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A Secretária de Estado participou também na cerimónia de encerramento das Oficinas de Muhipiti - Planeamento, Património e Desenvolvimento, evento que se encontrava a decorrer na Ilha, produto de uma organização conjunta da Universidade Lúrio e da Universidade de Coimbra.

Na Gorongosa, a Senhora Secretária de Estado visitou o Parque Nacional da Gorongosa (PNG), onde acompanhou os trabalhos que estão a ser desenvolvidos por diversas universidades portuguesas, nomeadamente na área de investigação junto do Laboratório de Biodiversidade do PNG. A Universidade de Coimbra tem desenvolvido aí vários projectos de investigação, bem como também o Instituto Superior de Agronomia, cujo mais recente projeto sobre Produção Sustentável de Café arrancou recentemente.

Integraram a delegação a Assessora, Susana Catita e a Professora Catedrática da Universidade de Coimbra, Helena Freitas.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail