Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

ONGD Health4Moz | Missão de Serviço Público a Nampula

ONGD Health4Moz

No dia 17 de Julho, no âmbito da missão de serviço público à província de Nampula, a Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, acompanhada pelo Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, encontrou-se em Nampula com a Presidente da Health4Moz, Carla Rêgo, e sua equipa, e teve oportunidade de assistir a uma das formações daquela ONGD, em Medicina Dentária, integrada no Projecto - Moçambique: mais do que um sorriso. Este projecto é cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. A Embaixadora de Portugal manteve no local uma conversa com as cerca de 30 crianças que ali se encontravam para ser intervencionadas.

Nesta acção de formação prática (Atraumatic Restauration Treatment), que teve lugar num orfanato, os médicos dentistas da Health4Moz, em conjunto com professores e alunos da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Lúrio, atenderam e trataram diversas crianças moçambicanas, utilizando um método de prevenção e tratamento de cáries dentárias, menos invasivo e mais económico. Este método tem a vantagem de ser realizado no local da observação (escolas, orfanatos, etc.) sem ser necessário cadeira de dentista ou qualquer outro instrumental.

Esta formação está integrada na 10ª missão a Moçambique da ONGD Health4Moz, que teve lugar entre os dias 10 e 21 de julho, e contou com 11 elementos, entre eles seis dentistas, dois cirurgiões pediátricos e uma enfermeira. A missão dividiu-se em dois grupos, entre Nampula e Beira, onde desenvolveram várias ações de formação, seja com médicos e alunos da Universidade Lúrio, seja do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande. Em coordenação com as autoridades locais de Educação e da Saúde foi dado início à implementação de um Programa de Saúde Oral Escolar nestas duas cidades.

Os elementos da Health4Moz, no decurso da missão, deram igualmente formação prática em cirurgia pediátrica e em suporte básico de vida em trauma, a médicos e alunos de medicina, integrada na 1º formação em cirurgia pediátrica por e-learning que decorre em Nampula e na Beira desde Fevereiro último e ministraram ainda formação a alunos de enfermagem e a enfermeiros, em cuidados de enfermagem e protocolos de cuidados a doentes com leucemias, bronquiolites/asma.

A missão incluía ainda vários encontros institucionais em Maputo, que contaram com o apoio da Cooperação Portuguesa, como sejam com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Delegação da União Europeia, Direcção Nacional de Ensino Superior ou Gabinete do Ordenador Nacional. Nestas reuniões foi realizada uma apresentação do trabalho que a Health4Moz desenvolve em Moçambique, e foram discutidos novos projectos.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail