Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique | Missão de Serviço Público a Nampula

Nos dias 13 e 14 de julho, no âmbito da missão de serviço público à Província de Nampula, a Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, acompanhada pelo Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, deslocou-se à Ilha de Moçambique, com o objectivo de acompanhar as actividades da 2ª fase do Projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique.

Nesta visita teve encontros institucionais com o Administrador do Distrito, Luciano Augusto e com o Presidente do Município, Saíde Amur Gimba, com quem realizou um balanço do projecto e analisou os desafios futuros. Tiveram ainda lugar encontros com todos os parceiros envolvidos no projecto, como sejam o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique ou a Escola Profissional da Ilha de Moçambique. Realizaram-se também visitas ao Centro Infantil e às duas escolas comunitárias apoiadas no âmbito do Cluster, à Biblioteca Distrital e à Escola Primária Josina Machel onde decorreram actividades executadas pelo parceiro UCCLA, ao parque infantil, bem como à machamba cultivada em resultado das atividades de compostagem.

Ainda nesta deslocação, houve ocasião para visitar o Hospital da Ilha de Moçambique, onde a ONGD Helpo desenvolve um Programa de Acompanhamento Nutricional Materno-Infantil. Tiveram ainda lugar visitas ao Museu-Palácio de São Paulo, ao Museu da Marinha e à Fortaleza de São Sebastião.

De referir que a 2.ª fase do Projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique centra-se em quatro componentes de intervenção:

Componente 1- Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, que se subdivide em 5 eixos: Apoio aos Órgãos Municipais, Urbanismo, Salubridade Ambiental, Educação e Promoção do Turismo. Esta componente é executada pelo parceiro UCCLA;

Componente 2 - Melhoria Educativa e Formativa da Escola Profissional da Ilha de Moçambique. O parceiro nesta componente é a Fundação Portugal-África;

Componente 3 - Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique, sendo parceiro a ONGD Helpo.

Componente 4 - Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM), tendo como parceiro a Direção Geral de Património Cultural.

Ver álbum de fotografias: 01   02

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail