Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Missão de Serviço Público a Nampula, Monapo e Ilha de Moçambique

Ilha 01

Ilha 02

Ilha 03

 

Entre os dias 10 e 17 de Julho, a Embaixadora de Portugal em Maputo, Maria Amélia Paiva e o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, deslocaram-se à província de Nampula, uma das três províncias prioritárias da intervenção da Cooperação Portuguesa, tendo visitado diversos projectos em Nampula, Monapo e Ilha de Moçambique.

Nesta ocasião tiveram igualmente diversos encontros institucionais, nomeadamente com o Governador de Nampula, Victor Borges e com o Presidente do Conselho Municipal de Nampula, Mahamudo Amurane, onde foram abordados assuntos de interesse mútuo, como sejam o envolvimento das empresas com capitais portugueses na província, oportunidades de investimentos conjuntos ou as actividades das ONGD e outras instituições nacionais, entre outros temas. Em Nampula tiveram lugar visitas às instalações da Cooperação Técnico-militar, às instalações do Grupo Entreposto, a duas escolas apoiadas pela ONGD Helpo, aos projectos da ONGD Girl Move, onde teve lugar um evento com a Dra. Luísa Diogo, e a um projecto da ONGD Health4Moz, onde assistiram ao trabalho de uma missão de dentistas junto das crianças de um orfanato. No âmbito da missão tiveram ainda lugar encontros com outros parceiros, como seja a Universidade Pedagógica e Lúrio, e uma visita ao Museu de Etnologia onde presentemente se encontra uma exposição com apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL).

Em Monapo, após o encontro institucional com o Presidente do Conselho Municipal, João Luis, foram visitadas as instalações construídas e os equipamentos doados, resultantes dos projectos co-financiados pelo CICL e executados pela ONGD ADPM, intitulados: Apoio à Criança - Desenvolver Monapo e projeto Nutrir e Crescer - Monapo em progresso.

Na Ilha de Moçambique, onde se encontra em execução o projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique, tiveram lugar encontros com todos os parceiros envolvidos no projeto, como sejam o Município, o Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique ou a Escola Profissional da Ilha de Moçambique. Realizaram-se também visitas ao Centro Infantil e às duas escolas comunitárias apoiadas no âmbito do projecto, à Biblioteca Distrital e à Escola Primária Josina Machel onde decorreram actividades executadas pelo parceiro UCCLA, ao Hospital da Ilha de Moçambique, onde a ONGD Helpo desenvolve um Programa de Acompanhamento Nutricional Materno-Infantil. Tiveram ainda lugar visitas ao Museu-Palácio de São Paulo, ao Museu da Marinha e à Fortaleza de São Sebastião.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail