Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

ONGD Girl Move Missão de Serviço Público a Nampula

Girl Move 01

Girl Move 02

Girl Move 03

No dia 11 de Julho, a Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, a convite da ONGD Girl Move, participou em conjunto com a Dra. Luísa Diogo, ex-Primeira-ministra de Moçambique, num evento com as jovens da Academia de Liderança, centrado no tema: Ser uma mulher líder de referência. Nesta conversa as convidadas partilharam algumas histórias, responderam a muitas perguntas e assistiram a uma apresentação das jovens, recém-licenciadas, em formato storytelling. Estiveram também presentes o Presidente da Girl Move, Luís Almeida, a Directora Executiva, Alexandra Machado e a Directora Académica, Rita Megre, ambas da Girl Move, o Conselheiro para a Cooperação da Embaixada, Miguel Girão de Sousa e o Técnico-residente do Projeto Cluster, Vasco Ribeiro.

 As oradoras procuraram transmitir as suas experiências e percurso profissional, partilhando exemplos e boas praticas que ajudem as jovens deste programa a alcançar os seus objetivos. Nas principais mensagens, bem como no longo período de perguntas e respostas, foram realçados os valores da educação, da entreajuda, do trabalho conjunto, da perseverança e discutido o papel da mulher na sociedade. 

O programa de actividades integrou ainda um encontro, numa escola secundária, com raparigas mais jovens, as mwarusi (na língua macua), e que são apoiadas por estas jovens da Academia de Liderança. Este encontro foi mais uma oportunidade para troca de experiências, perguntas e respostas e um momento de partilha das mais novas sobre as suas dificuldade e problemas, bem como das soluções encontradas para os ultrapassar.

A Girl Move aposta na educação das raparigas para criar uma nova geração de mulheres aptas a desenvolver com dignidade e excelência o seu papel de líderes na sociedade do século XXI, potenciando o seu efeito multiplicador de agente de desenvolvimento social, económico e político das suas comunidades e do seu país. Esta ONGD propõe um Programa Avançado Liderança e Empreendedorismo Social para jovens universitárias que as envolva e comprometa com o serviço ao outro, assumindo o papel de mentoras de raparigas adolescentes no Projecto Mwarusi, Acredita em Ti.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail