Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

ETNOMUSICOLOGIA NO CONTEXTO ATUAL | FESTIVAL RAÍZ | 28 JUNHO | 14H00-\8H00 | CAMÕES - CCP MAPUTO

Cartaz etnomusicologia

No dia 28 de junho, entre as 14h00 e as 18h00, realizam-se no Camões – Centro Cultural Português em Maputo duas palestras subordinadas ao tema A Etnomusicologia no Contexto Atual. A iniciativa enquadra-se no programa do Festival Raiz e é promovida em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduarde Mondlane e o ARPAC – Instituto de Investigação Sócio-Cultural.

Os pesquisadores Eduardo Lichunge e Marílio Wane abordam os temas “Texto e contextos da música em Moçambique: do período colonial à fundação da Primeira República” e “Pesquisa sobre música e dança sob a perspetiva do Património Cultural em Moçambique", respetivamente. Este programa tem por objetivo dar a conhecer as pesquisas em etnomusicologia em Moçambique, bem como tornar mais acessível, sobretudo para os estudantes, os materiais pesquisados sobre esta matéria no país.

Esta atividade está inserida na programação paralela da 2ª Edição do Festival Raiz, um projeto criado por jovens artistas que pretendem desenvolver um conjunto de iniciativas que funciona como alicerce para resguardar a vida da raiz cultural, as suas origens rítmicas, a sua história, fabrico e forma de tocar os instrumentos tradicionais.

A 2ª Edição do Festival Raiz conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, que se junta a um leque alargado de parceiros para concretizar esta iniciativa.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail