Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Fundação Gonçalo da Silveira - Visita da Embaixadora de Portugal

ONGD FGS 02

 

 ONGD FGS 03

ONGD FGS 01

No dia 10 de Maio, a Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, no âmbito da sua deslocação à cidade da Beira, deslocou-se a Nhangau, onde se encontrou com diversas associações de camponeses daquela localidade, e que são apoiadas no âmbito dos projectos desenvolvidos pela ONGD FGS. Acompanharam igualmente esta visita o Cônsul-geral de Portugal na Beira, António Christello Tavares e o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa.

Neste encontro, onde participou também a Presidente da FGS, Teresa Paiva Couceiro, os representantes de cada uma das associações presentes teve oportunidade para resumir o trabalho que desenvolvem e os progressos que têm registado. De salientar o reconhecimento que manifestaram pelo trabalho que tem vindo a ser feito pela FGS, bem como o agradecimento pelo apoio prestado pela Embaixada no âmbito do Fundo de Pequenos Projectos e que lhes permitiu adquirir várias ferramentas agrícolas.

A FGS deu início recentemente ao projecto Semear e Cuidar: Impulso ao desenvolvimento com as comunidades de Nhangau, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL). O objectivo específico desta intervenção é melhorar a capacidade de resposta das comunidades de Nhangau aos problemas associados à pobreza, em particular no que diz respeito à segurança e soberania alimentar e nutricional. A FGS mantém desde 2012 uma parceria estratégia local com o Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA) da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique, que é também parceiro neste projecto. A ONGD portuguesa GASNova integra também o projeto e é responsável pela implementação das atividades relacionadas com a componente de desnutrição e associativismo.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail