Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

ONGD Girl Move - Encontro com Embaixadora de Portugal

Girl move 01

Girl move 02

A Embaixadora de Portugal, Maria Amélia Paiva, no âmbito da sua deslocação à cidade da Beira, participou numa sessão organizada pela ONGD Girl Move, no dia 9 de Maio, tendo o encontro decorrido no campus da Universidade Zambeze (UniZambeze), local onde esta organização tem um espaço cedido para desenvolver as suas actividades. Acompanharam igualmente a sessão o Reitor da UniZambeze, Nobre dos Santos, o Cônsul-geral de Portugal naquela cidade, António Christello Tavares e o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa.

A sessão foi conduzida pela jovem moçambicana Liliana Manjate do projeto Academia de Liderança da Girl Move, tendo sido realizada uma apresentação do projeto Mwarusi que aposta na educação das raparigas para criar uma nova geração de mulheres aptas a desenvolver com dignidade e excelência o seu papel de líderes na sociedade do século XXI, potenciando o seu efeito multiplicador de agente de desenvolvimento social, económico e politico das suas comunidades e do seu país. Esta apresentação contou com testemunhos de várias das jovens raparigas que beneficiam do projeto e que, na primeira pessoa, transmitiram o impacto positivo, útil e relevante que o mesmo representava nas suas vidas, a confiança que sentiam em si mesmas para enfrentar as dificuldades e o papel que podiam ter na ajuda aos outros, fazendo a diferença.

A Embaixadora de Portugal teve ainda a oportunidade de responder a várias das questões que lhe foram colocadas pelas jovens do projecto Mwarusi, tendo partilhado algumas das experiências enquanto antiga Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres.

A Girl Move é uma ONGD portuguesa que se encontra a trabalhar em Moçambique desde 2012, primeiro com o Projeto Mwarusi e depois com a Academia de Liderança, ambos visando capacitar as jovens e mulheres moçambicanas para serem as agentes de mudança e desenvolvimento através da liderança pelo serviço. A sua atividade tem estado centrada em Nampula, sendo que no presente ano, graças a um financiamento da DREAMS-IC, PEPFAR, alargaram a sua presença à cidade da Beira. No ano passado 13 jovens moçambicanas estagiaram em empresas em Portugal, no âmbito da Academia de Liderança, durante 6 semanas.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail