Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa

No âmbito da implementação do projecto de Produção Sustentável de Café no Parque Nacional da Gorongosa, o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, deslocou-se nos dias 18 e 19 de Abril a Chitengo (Gorongosa) para participar na apresentação deste projecto, bem como acompanhar o trabalho que está a ser realizado pela equipa do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e que será responsável pela execução do mesmo. Durante esta missão realizaram-se igualmente visitas aos campos experimentais de culturas, bem como aos viveiros de café.

Esta intervenção visa complementar os trabalhos iniciados no âmbito do projecto Gorongosa National Parks’ cofee agroforestry under shade e tem como objectivo principal a implementação de um sistema agroflorestal de produção de café sustentável como forma de mitigar os efeitos de deflorestação e do clima, bem como de promover o agronegócio alimentando o rendimento das comunidades rurais do Parque Nacional da Gorongosa. O projecto pretende ainda beneficiar as faculdades e politécnicos locais através da formação avançada dos seus estudantes, docentes e investigadores em cafeicultura, num contexto de incremento do conhecimento e partilha mútua.

Durante o corrente mês de Abril diversos professores e investigadores do ISA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, incluindo as Profs. Ana Ribeiro, Cristina Mágoas, Graça Abrantes, José Ramalho e Maria José Silva, estiveram no Parque Nacional da Gorongosa, onde para além do referido projecto sustentável de café se encontram a desenvolver actividades em parceria com o Projecto de Restauração da Gorongosa, nomeadamente desenvolvendo o Programa de Educação em Biodiversidade e o Mestrado em Biologia da Conservação em parceria com a Universidade Lúrio e Universidade Zambeze. No âmbito do Programa de Educação em Biodiversidade foram já lecionados os módulos de Estatística e Desenho Experimental, Sistemas de Informação Geográfica e Biologia Vegetal.

Ver álbum de fotografias

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail