Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique - Reunião da Comissão de Acompanhamento

Realizou-se na Ilha de Moçambique, nos passados dias 5 e 6 de Dezembro, a Comissão de Acompanhamento do Projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique. Reunião teve por objetivo realizar uma avaliação das atividades desenvolvidas nas diferentes componentes do projeto, bem como planear e perspectivar, em conjunto com todos os parceiros de Moçambique e Portugal, o próximo ano de actividades.

O Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, e o Técnico residente do projecto, Vasco Ribeiro, estiveram presentes nesta reunião e nas visitas que a complementaram, bem como uma equipa de dois técnicos do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, Andreia Mendes e Joaquim Dias. Participaram também nos trabalhos o representante da UCCLA, Carlos Brito, e o representante da ONGD Helpo, Carlos Almeida. Lado moçambicano também se fez representar de forma significativa, realçando-se a presença de quatro representantes dos ministérios envolvidos no projecto, e que se deslocaram desde Maputo para participar nos trabalhos: o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (MINEC), Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Ensino Técnico-Profissional (MCTESTP), Ministério da Cultura e Turismo (MICULT) e Ministério do Género, Criança e Ação Social (MGCAS). A presença de representantes a nível provincial e distrital daqueles ministérios foi igualmente expressiva. Os parceiros locais marcaram naturalmente também presença destacando-se a participação do Administrador da Ilha de Moçambique, e do Presidente do Conselho Municipal, e da sua equipa, do Director do Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique, do Diretor da Escola Profissional da Ilha de Moçambique e da representante da Universidade Lúrio.

O programa desta reunião de acompanhamento incluía ainda a visita a diferentes locais e actividades do projecto, como sejam a Escola Comunitária Filipe Samuel Magaia, um centro de combustagem, o parque infantil, o local do levantamento topográfico na zona do paiol, a biblioteca do município, bem como a Escola Profissional da Ilha de Moçambique e o Centro Infantil da Ilha de Moçambique. Procurou-se desta forma proporcionar àqueles que menos contacto tiveram com o projeto um conhecimento mais real do mesmo, essencial para o bom desenrolar das discussões e fundamental para um acompanhamento futuro do projeto.

Ver fotografias

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail