Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Escolas Profissionais Familiares Rurais - ONGD ISU

Nos passados dias 22 e 23 de Novembro, o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, acompanhou a missão da ONGD Instituto de Solidariedade Universitária (ISU), na visita a duas Escolas Profissionais Familiares Rurais na província de Gaza, integradas no Projecto Escolas Familiares Rurais em Regiões Semiáridas e Ensino Médio, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (CICL) e executado pelo ISU.

Esta missão foi constituída pelo coordenador do projecto, Francisco da Cruz Fernandes, e pelo representante da Cáritas Moçambique, Agostinho Luís. O programa da missão contemplava a visita à Escola Profissional Familiar Rural (EPFR) em Combomune (Distrito de Mabalane) e a visita à EPFR em Chinhacanine (Distrito de Guijá), na região do Chokwé. A primeira escola ainda se encontra em fase de construção e a segunda iniciou actividades há cerca de 2 anos. Em Combomune foi possível constatar o avanço significativo dos trabalhos, sendo expectável que o ritmo das obras permita o início do ano letivo em final de Janeiro, conforme calendário escolar moçambicano. Em Chinhacanine (a 17.ª escola a integrar o projeto), houve oportunidade para reunir com Director desta EPFR e professores, e conhecer principais desafios existentes.

As EPFR inserem-se no quadro das Escolas Técnico-Profissionais, nível básico, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-Profissional. Destacam-se pela abordagem específica resultante da metodologia da alternância, que consiste em períodos de duas semanas com horário completo de aulas tradicionais, alternado com duas semanas de aplicação supervisionada dos conhecimentos na machamba familiar. Esse processo permite que os estudantes aprendam técnicas que mais tarde serão úteis para a vida no campo e que as coloquem em prática em ambiente familiar.

Ver fotografias

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail