Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Formação na área da Nutrição e da Higiene e Segurança Alimentar

Formação Higiene e Segurança Alimentar 01

Formação Higiene e Segurança Alimentar 02

Projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique - Componente de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Município da Ilha de Moçambique

Decorreu de 27 de Outubro a 1 de Novembro, no Centro de Saúde da Ilha de Moçambique, uma formação na área da Nutrição e da Higiene e Segurança Alimentar, em colaboração com o Governo Distrital da Ilha de Moçambique e o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique. Esta formação foi desenvolvida pela UCCLA, entidade responsável por esta componente do Projecto Cluster.

Esta acção de formação foi realizada pela nutricionista Ana Isabel Almeida, que acompanhou a equipa de Nutrição do Centro de Saúde da Ilha de Moçambique e efetuou dois cursos de formação em diferentes áreas da Alimentação e da Nutrição. O acompanhamento do trabalho dos técnicos, no período considerado, foi fundamental para o conhecimento das práticas adotadas na rotina clínica diária e adaptação dos tópicos de formação à realidade.

A primeira formação incidiu sobre a Avaliação Nutricional de crianças e adultos, dada a problemática da desnutrição, em especial da desnutrição infantil, no Distrito da Ilha de Moçambique. Esta atividade decorreu nos dias 27 e 28 de Outubro e teve como destinatários 8 formandos, todos eles Técnicos de Saúde de Centros de Saúde do Distrito (Técnicos de Nutrição, Enfermeiros e Técnicos de Medicina Preventiva). O objectivo primário do curso foi o ensino e a aplicação de ferramentas de avaliação do risco e estado nutricionais em crianças e adultos.

No dia 1 de novembro teve lugar a segunda formação, subordinada ao tema da Higiene e Segurança Alimentar, com maior enfoque para as boas práticas de higiene, de armazenamento, preparação e confeção de alimentos. Em sala estiveram 4 formandos, todos profissionais de restauração.

Com esta iniciativa procurou-se promover, por um lado, a sensibilização de diferentes profissionais de saúde para a problemática da desnutrição e para a importância da sua identificação e tratamentos precoces e, por outro, a importância da segurança alimentar para a Saúde Pública e para a Hotelaria, Restauração e Turismo.

Ambas as formações foram financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no âmbito do Projecto Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail