Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Oferta de mesa cirúrgica ao Instituto do Coração

Mesa cirúrgica 01

Mesa cirúrgica 02

Mesa cirúrgica 03

A Embaixada de Portugal em Maputo – Cooperação Portuguesa procedeu, no dia 2 de Novembro, à entrega simbólica ao Instituto do Coração (ICOR) de uma mesa operatória para cirurgia cardíaca. De recordar que esta oferta ao ICOR resulta do apoio anunciado por S. Exa. o Presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, durante a visita de Estado realizada a Moçambique em Maio último.

A cerimónia teve lugar nas instalações do ICOR, e contou com a presença da Embaixadora de Portugal em Maputo, Dra. Maria Amélia Paiva, da Directora do ICOR, Dra. Beatriz Ferreira e do Dr. Américo Assan, Assessor da Sra. Ministra da Saúde.

Ao longo da última semana, entre os dias 29 de Outubro a 5 de Novembro, decorreu no ICOR uma missão humanitária da ONGD portuguesa Cadeia da Esperança, chefiada pelo Prof. Dr. Manuel Antunes, que esteve igualmente presente na cerimónia. Esta missão conta com uma equipa do Centro de Cirurgia Cardiotorácica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) que, como habitualmente, procedeu a diversas operações cirúrgicas, com apoio de médicos e técnicos de saúde moçambicanos, contribuindo assim também para a sua formação e capacitação. A mesa operatória para cirurgia cardíaca oferecida pela Cooperação Portuguesa beneficiou já o trabalho no âmbito desta missão.

Com esta oferta a Embaixada de Portugal – Cooperação Portuguesa pretende contribuir para o esforço realizado pelo ICOR em proporcionar aos moçambicanos com problemas cardíacos, provenientes em muitos casos das camadas mais carenciadas da população, o acesso a tratamentos de cateterismo e cirurgia cardíaca.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail