Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Acesso a Energia Sustentável em Titimane - Componente de Desenvolvimento Rural Integrado

Titimane

O projeto de eletrificação da aldeia de Titimane, no norte de Moçambique, assumiu no dia 21 de setembro de 2016, na reunião anual da Clinton Global Initiative, em Nova Iorque, a forma de compromisso.

A infraestrutura será complementada com um programa de desenvolvimento destinado a acelerar o impacto do acesso à energia na melhoria da qualidade de vida dos 4.000 habitantes de Titimane. Esta abordagem integrada e sustentável mereceu o reconhecimento da Fundação liderada pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton.

O projeto da EDP, nascido de uma parceria com a Agência das Nações Unidas para o Ambiente (UNEP), conta ainda com outros parceiros locais – Grupo João Ferreira dos Santos, FUNAE e EDM – todos empenhados em promover o desenvolvimento das comunidades mais desfavorecidas criando condições para a eletrificação a partir de energias renováveis.

Os trabalhos de montagem das centrais e da rede deverão ter início até ao final do ano. A conclusão está prevista para 2017. Em simultâneo, as Organizações não-governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) OIKOS e Leigos para o Desenvolvimento, com o apoio da Cooperação Portuguesa através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, vão executar um Programa de Desenvolvimento Rural Integrado que, ao acelerar os efeitos do acesso à energia na vida da comunidade, assegurará indiretamente a sustentabilidade da solução energética.

https://www.clintonfoundation.org/clinton-global-initiative/commitments/increasing-adoption-clean-energy-technology-mozambique

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail