Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Inauguração da ampliação do Centro de Saúde de Monapo

Centro de Saúde Monapo 01Centro de Saúde Monapo 02

As novas instalações do Centro de Saúde de Monapo, província de Nampula, foram inauguradas no passado dia 14 de Maio, tendo o evento contado com a presença do Director Distrital da Educação, do Director Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social, Nilton Luís Napoleão, do Presidente do Conselho Municipal, João Luís e do Conselheiro para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Maputo, Miguel Girão de Sousa. Estiveram igualmente presentes o Presidente da ONGD Associação de Defesa do Património de Mértola, Jorge Revez e o Presidente da Fundação São Barnabé, Valdemar Saleiro, parceiros do Município, dos Serviços Distritais e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, neste projeto. Cerimónia de inauguração contou igualmente com a participação da comunidade local, incluindo pacientes e utentes do Centro de Saúde.

As obras no Centro de Saúde de Monapo, consistiram na construção de gabinetes de consulta (triagem/aconselhamento/gabinete médico), armazém, laboratório e farmácia. Com este projeto foram criadas melhores condições de atendimento e prestação de serviços aos utentes, descongestionando o exíguo espaço anteriormente existente e permitindo um melhor acompanhamento e maior privacidade de doentes já detetados, como sejam os doentes infectados com doenças sexualmente transmissíveis. Pretende-se igualmente, com esta intervenção, reduzir o tempo de espera e diminuir o número de abandonos de tratamento.

A ONGD Associação Defesa do Património de Mértola, em colaboração com a Fundação São Barnabé, desenvolvem há vários anos projectos de cooperação para o desenvolvimento nas áreas da educação e saúde, no distrito de Monapo, contando com co-financiamento do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail