Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Projecto Xipamanine Empreendedor

Projecto Xipamanine Empreendedor

Teve lugar no passado dia 13 de Novembro, no Centro Maria Graça Rizzo, em Xipamanine, Maputo, a entrega dos diplomas aos participantes no curso de formação humana integrado no projecto Xipamanine Empreendedor. Esta cerimónia contou com a presença do Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, do Coordenador Nacional da ONGD Fundação Fé e Cooperação, Simão Cardoso, e do Director da Associação Khlandelo, Domingos Chissano.

Este projecto de apoio ao desenvolvimento socio-empresarial, que recebe apoio financeiro da Cooperação Portuguesa, tem por objectivo contribuir para a redução da incidência da pobreza na cidade de Maputo, através de acções conducentes à criação e desenvolvimento de iniciativas empreendedoras, como a formação e advocacia, tendo em vista a melhoria do nível socio-económico do bairro de Xipamanine. Estão envolvidos no projecto cerca de 350 jovens, dos quais 200 são mulheres.

São actividades principais do projecto: o estudo do mercado e diagnóstico social; a implementação de uma incubadora; a formação em empreendedorismo, em gestão de pequenos negócios e gestão de organizações sociais de pequena dimensão e em informática básica, acompanhamento e consultoria aos jovens empreendedores na incubadora e elaboração de um guia de boas práticas em empreendedorismo.

O projecto é desenvolvido pela Associação Khlandelo, com apoio da Fundação Fé e Cooperação, da Universidade Católica Portuguesa e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail