Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Projecto Atenção integrada ao doente oncológico - HCM

Projecto Atenção integrada ao doente oncológico HCM

Teve lugar, entre os dias 9 e 13 de Novembro, mais uma missão do projecto Atenção integrada ao doente oncológico - Reforço da capacidade institucional do Hospital Central de Maputo (HCM). Participaram na mesma o Dr. João de Almeida Pedro, da Fundação Calouste Gulbenkian, o Prof. Sobrinho Simões e a Dra. Fátima Carneiro, do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).

Este projecto, executado e co-financiado pela FCG, conta com a participação financeira do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Fundação Millennium-BCP e do Banco BIM, e tem por objetivo contribuir para a melhoria dos cuidados integrados ao doente, na área da oncologia, no HCM, através da melhoria do rastreio, diagnóstico, tratamento e registo das doenças oncológicas, envolvendo diretamente sete dos seus serviços clínicos: Oncologia, Anatomia Patológica, Imagiologia, Unidade da Dor, Cirurgia, Farmácia e Patologia Clínica.

A colaboração técnica e clínica do projecto é assegurada pelo Centro Hospitalar de São João (CHSJ) no apoio à Oncologia, Cirurgia, Farmácia e Patologia Clínica; Hospital Garcia da Orta (HGO) no apoio à Unidade da Dor; Hospital Pedro Hispano (HPH) no apoio ao Serviço de Radiologia; Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) no apoio ao serviço de Anatomia Patológica; e Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) na montagem do sistema de registo do cancro a nível hospitalar.

Desta forma, e com o envolvimento destas cinco instituições portuguesas, pretende-se a aquisição de equipamento especializado para a Radiologia, Farmácia e Oncologia, a formação especializada em Moçambique dos profissionais dos diferentes serviços e a formação especializada em Portugal de 60 profissionais de saúde do HCM e do Hospital Central de Nampula.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail