Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Programa Nacional Vilas do Milénio

Programa Nacional Vilas do Milénio

No passado dia 2 de Novembro, o Conselheiro para Cooperação, Miguel Girão de Sousa, participou no acto de passagem dos bens no âmbito do Programa Nacional Vilas do Milénio, que teve lugar no Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP).

Este Programa foi estabelecido no país em 2006 com o objectivo de promover o desenvolvimento comunitário integrado baseado no uso de abordagens de investigação, transferência de tecnologias e inovações, e que, aliados aos saberes locais, criassem novos modelos de desenvolvimento integrado e sustentável.

Portugal, Japão e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) foram os principais financiadores do programa, cabendo a este último a assistência técnica e financeira. O termo de transferência de património foi celebrado entre o Director do Centro de Investigação e Transferência de Tecnologias para o Desenvolvimento Comunitário no MCTESTP, Henrique Cau, e o Chefe da Unidade de Governação no PNUD, José Macamo.

A lista do património que agora passou para a gestão pública contempla infra-estruturas como salas de aulas, unidades sanitárias, salas de projecção audiovisual, armazéns, moageiras, capoeiras, tanques piscícolas, entre outros, e meios circulantes como viaturas, tractores e motorizadas.

A cerimónia contou com a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, do Embaixador do Japão e representantes do PNUD.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail