Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Apoio às comunidades rurais de Nhangau (Beira)

Comunidades rurais de Nhangau

No âmbito da deslocação à cidade da Beira, província de Sofala, entre os dias 28 e 30 de Outubro, o Conselheiro para a Cooperação, Miguel Girão de Sousa, visitou três projectos apresentados para financiamento ao Fundo de Pequenos Projectos (FPP) da Cooperação Portuguesa – Embaixada de Portugal, com intuito de estabelecer contacto com os proponentes e avaliar a sua capacidade para execução dos mesmos, bem como eventuais parcerias futuras. O Cônsul Geral na Beira, António Inocêncio Pereira, acompanhou igualmente estas visitas.

O projecto Apoio às comunidades rurais de Nhangau, apresentado pelo Centro de Investigação Santo Agostinho (CISA) da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica de Moçambique (UCM), foi um dos projectos visitados. A ONGD portuguesa Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) tem estado envolvida neste projecto.

Conselheiro para a Cooperação e Cônsul Geral, após encontro com Diretor da Faculdade de Economia e Gestão da UCM, deslocaram-se com representantes do CISA a Nhangau (Nhangulo), onde decorrem atividades do projecto. A visita ao terreno permitiu contacto mais próximo com três das associações de produtores beneficiárias diretas, onde responsáveis das mesmas transmitiram principais carências e dificuldades que estas comunidades enfrentam, como seja a falta de sementes e adubo, ou de instrumentos e máquinas para cultivar a terra.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail