Embaixada de Portugal em Moçambique

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Missão do Ministério da Saúde de Portugal visita Moçambique

Missão Saúde

No âmbito da cooperação bilateral na área da saúde entre Portugal e Moçambique, traduzida na assinatura de diversos protocolos entre os dois paises em Abril de 2014, encontra-se neste momento em Maputo uma missão portuguesa que manterá encontros até ao próximo dia 20 de Novembro com o Ministério da Saúde de Moçambique e diversas instituições do sector.

A delegação portuguesa, chefiada pela Direcção Geral da Saúde do Ministério da Saúde de Portugal, integra ainda elementos do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, do Instituto Nacional de Emergência Médica, do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências, da Inspecção-geral das Actividades de Saúde, do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

Com a presente visita, a missão portuguesa pretende efectuar um diagnóstico e realizar um levantamento das necessidades nas áreas identificadas pelas autoridades moçambicanas como prioritárias, para que possa ser desenvolvido em conjunto um plano de acção plurianual e multidisciplinar. Esta missão será igualmente uma oportunidade para analisar as prioridades a incluir no próximo Programa Estratégico de Cooperação a celebrar entre Moçambique e Portugal.

A delegação, para além dos encontros agendados com os diferentes departamentos e serviços do Ministério da Saúde de Moçambique, realiza também visita ao Hospital Central de Maputo, Hospital Geral José Macamo, e Laboratório de Higiene, Aguas e Alimentos. Estão igualmente previstas visitas e encontros com a Cruz Vermelha de Moçambique, Faculdade de Medicina da UEM, Instituto Superior de Ciências de Saúde, Sociedade Moçambicana de Ginecologia e Obstetrícia, Delegação da União Europeia, Instituto do Coração, Gabinete Central de Prevenção e Combate à droga, Associação de Laboratórios de Moçambique, Centro de Reabilitação Psicossocial das Mahotas, entre outras instituições.

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail